Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Comercializadores de energia pedem que ministro flexibilize mercado livre na crise hídrica

Proposta da Abraceel foi apresentada para Bento Albuquerque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) levou ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, uma proposta para flexibilizar o critério de entrada no mercado livre de energia durante a crise hídrica como forma de estimular redução de consumo.

Pela proposta, os consumidores que estão abaixo da faixa de consumo exigida para entrar no mercado livre poderia acessá-lo, desde que assumissem o compromisso de reduzir 20% do seu consumo médio ou do seu pico de demanda nos próximos meses.

Hoje, para entrar no mercado livre, o consumidor, de alta tensão, deve ter demanda igual ou superior a 500 kW.

Segundo a entidade, o projeto, que alcançaria indústrias e comércios de médio porte, seria vantajoso para as empresas, que pagariam em média 30% menos pela energia.

“É uma medida que o mercado mesmo resolve, sem taxar com imposto ou pagar mais, e tem um benefício para o consumidor, que é a redução do seu custo”, diz o vice-presidente de energia da Abraceel, Frederico Rodrigues.

O objetivo é poupar energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de residências, segundo a entidade. Para alcançá-lo, cerca de 50 mil unidades consumidoras que pagam conta de energia elétrica de, pelo menos, R$ 10 mil por mês, teriam que aderir ao projeto.

Segundo Rodrigues, a medida só dependeria de uma portaria do Ministério de Minas e Energia. Se adotada imediatamente, a solução geraria resultados dentro de um ou dois meses, afirma ele.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.