Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Troca de Meirelles no governo Doria esbarra em agenda eleitoral

A poucas semanas da saída do secretário, governo Doria ainda não escolheu um nome

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Faltando poucas semanas para a saída de Henrique Meirelles da Secretaria da Fazenda de São Paulo, o governo estadual patina para encontrar um substituto, e um dos motivos para o impasse é a tônica que o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) pode dar à gestão quando assumir a cadeira depois que João Doria sair para disputar a Presidência.

O governador de São Paulo, João Dória, acompanhado do secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, após reunião com o presidente Bolsonaro no Palácio do Planalto em 2019 - Pedro Ladeira 10.jan.19/Folhapress

A cautela de quem avalia os convites para embarcar no governo é, antes, entender como Rodrigo Garcia pretende orientar sua campanha para ficar no Palácio dos Bandeirantes.

Com o campo da esquerda superlotado por candidatos como Fernando Haddad, Marcio França e Guilherme Boulos, sobra a faixa da direita mais livre para Rodrigo Garcia. Porém, ele terá de disputar espaço com Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, que pode atrair o eleitorado anti-Doria, na esteira da guerra instalada entre o presidente e o tucano.

Até Geraldo Alckmin, que segundo a pesquisa Datafolha de dezembro lidera com folga, hoje tem seu nome costurado ao do ex-presidente Lula nas conversas para a chapa presidencial, o que lhe tira a chance de explorar o antipetismo.

Para quem avalia a vaga na secretaria e observa esse xadrez, é preciso estudar todas as possibilidades antes de entrar, inclusive, a hipótese de ver, lá na frente, Rodrigo Garcia abandonar Doria para agradar o eleitorado com rejeição ao parceiro tucano.

Seria uma reedição do que o próprio Doria fez em 2018 com seu então correligionário Alckmin, que concorria à presidência com resultados acanhados nas pesquisas.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.