Depois do empurrão da pandemia, o delivery e as plataformas digitais agora figuram entre os principais planos de investimento das grandes redes de fast-food para 2022.
O McDonald’s prevê expansão em três pilares: delivery, drive thru e digital. Segundo Paulo Camargo, presidente da companhia no Brasil, hoje cerca de metade dos pedidos da marca passam por canais digitais, com avanço das vendas inclusive pelo WhatsApp. Em 2019, o percentual se aproximava de 10%.
"O McDonald's está aprendendo a fazer delivery. Esse não era o nosso negócio", diz Camargo.
Ele avalia que a entrega de comida deve seguir crescendo, mas em um ritmo menor do que o registrado em 2020, primeiro ano da pandemia, quando a companhia viu o delivery saltar dez vezes na comparação com o final de 2018.
O McDonald’s também tem olhado mais para o já tradicional drive thru. Além de trabalhar na redução do tempo de entrega, Camargo afirma que a companhia está negociando com montadoras de veículos para permitir que o cliente faça pedidos no computador de bordo do veículo enquanto se dirige até uma das lojas.
Na IMC (International Meal Company), dona de marcas como Frango Assado, KFC e Pizza Hut, a meta é ampliar o número de plataformas próprias e investir em redes sociais como canais de venda ainda no primeiro trimestre do ano.
Um dos planos da companhia é possibilitar a compra de produtos da Pizza Hut no WhatsApp, Facebook e Instagram, segundo o diretor de marketing, Alexsandro Pinto.
Ele afirma que, atualmente, 30% das vendas das marcas já acontecem por meio de canais digitais, o que ajudaria a aliviar eventuais novas restrições ao funcionamento físico das lojas por causa da pandemia.
com Andressa Motter e Ana Paula Branco
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