Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Redes de fast-food planejam expandir investimento em delivery

McDonald's e IMC, dona de Pizza Hut e KFC, viram as vendas fora das lojas saltarem na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do empurrão da pandemia, o delivery e as plataformas digitais agora figuram entre os principais planos de investimento das grandes redes de fast-food para 2022.

O McDonald’s prevê expansão em três pilares: delivery, drive thru e digital. Segundo Paulo Camargo, presidente da companhia no Brasil, hoje cerca de metade dos pedidos da marca passam por canais digitais, com avanço das vendas inclusive pelo WhatsApp. Em 2019, o percentual se aproximava de 10%.

"O McDonald's está aprendendo a fazer delivery. Esse não era o nosso negócio", diz Camargo.

Ele avalia que a entrega de comida deve seguir crescendo, mas em um ritmo menor do que o registrado em 2020, primeiro ano da pandemia, quando a companhia viu o delivery saltar dez vezes na comparação com o final de 2018.

O McDonald’s também tem olhado mais para o já tradicional drive thru. Além de trabalhar na redução do tempo de entrega, Camargo afirma que a companhia está negociando com montadoras de veículos para permitir que o cliente faça pedidos no computador de bordo do veículo enquanto se dirige até uma das lojas.

Na IMC (International Meal Company), dona de marcas como Frango Assado, KFC e Pizza Hut, a meta é ampliar o número de plataformas próprias e investir em redes sociais como canais de venda ainda no primeiro trimestre do ano.

Um dos planos da companhia é possibilitar a compra de produtos da Pizza Hut no WhatsApp, Facebook e Instagram, segundo o diretor de marketing, Alexsandro Pinto.

Ele afirma que, atualmente, 30% das vendas das marcas já acontecem por meio de canais digitais, o que ajudaria a aliviar eventuais novas restrições ao funcionamento físico das lojas por causa da pandemia.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.