Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu internet

Gigantes do varejo elevam pressão contra camelódromo digital

Movimento puxado pelo IDV atrai outros setores como a indústria de bebidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A investida dos gigantes do varejo contra o chamado camelódromo digital deve dar novos passos nas próximas semanas.

Depois de levar a preocupação a órgãos como Receita, Ministério Público e Ministério da Justiça, a ideia agora é introduzir o assunto para a conscientização do consumidor final e preparar propostas para os candidatos às eleições deste ano, segundo Marcelo Silva, presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Segundo ele, a solução passa por reforma tributária.​

Imagem mostra parte de corpo de uma mulher branca. Ela está segurando um celular da cor âmbar. Ela usa camisa regata azulada.
Gigantes do varejo elevam pressão contra camelódromo digital - Yura Fresh/ Unsplash

"A pandemia impulsionou o crescimento do digital e o que nós vimos foi, de um lado, o varejo formal pagando impostos e registrando funcionários, enquanto outras plataformas sem nenhum controle foram entrando. Queremos mostrar ao grande público, aos meios políticos e econômicos, que nós temos um problema no país e que não se pode falar da informalidade como algo normal. É ilegalidade não pagar imposto", diz Silva.

O movimento puxado pelo IDV atrai outros setores, como a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), com quem empresários como Luiza Trajano (Magalu) e Flavio Rocha (Riachuelo) se reúnem na próxima semana para falar sobre o assunto.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.