Para tentar combater o acúmulo de lixo gerado pelo descarte incorreto de embalagens que explodiu com o avanço do ecommerce na pandemia, a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e 20 marcas criaram o "Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de Ecommerce".
O objetivo é apresentar ao mercado uma ferramenta que auxilie as empresas no desenvolvimento de pacotes mais sustentáveis para o comércio virtual.
Participaram da elaboração do guia marcas como Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.
O documento apresenta experiências como a da Americanas, que em 2020 desenvolveu um novo ciclo de vida para as caixas de entrega, sem plástico, o que, segundo a empresa, reduziu 20% do impacto ambiental pela diminuição do consumo de água e energia, do total de resíduos sólidos gerados e de CO2 emitido.
Joana Cunha com Gilmara Santos e Paulo Ricardo Martins
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.