Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu alimentação

Consumo de carne com vale-refeição sobe em restaurantes

Pedido cresceu 46% nos últimos seis meses, diz pesquisa do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ABBT (associação que reúne empresas de benefícios ao trabalhador) afirma que o alimento que teve o maior crescimento de consumo por meio do vale-refeição nos últimos seis meses foi a carne. O pedido do ingrediente nos pratos dos restaurantes cresceu 46%.

Na avaliação da entidade, trabalhadores que recebem o benefício acabaram usando como alternativa de acesso ao alimento para driblar a alta do preço.

Dono de restaurante segura concha de arroz em serviço por quilo
Dono de restaurante segura concha de arroz em serviço por quilo - Marcelo Camargo/Agência Brasil

"Os sucessivos aumentos do gás de cozinha e dos alimentos levaram o trabalhador a usar o benefício-refeição para consumir no almoço aqueles produtos que estavam mais caros no supermercado, como a carne vermelha", diz Jessica Srour, diretora-executiva da ABBT.

Ingredientes como verduras e legumes, sucos naturais, carboidratos e proteínas vegetais também registraram crescimento entre 37% e 40%, segundo o levantamento com quase 4.500 restaurantes no país.

Em julho, o IPCA mostrou alta de 1,30% em alimentação e bebidas.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.