Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Grupo que deve levar Congonhas tem avaliação ruim em Recife

Aena deve ser o único interessado no bloco do aeroporto paulista nesta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo espanhol Aena, que deve ser o único interessado no leilão de Congonhas, já administra no Brasil aeroportos como os de Recife e Maceió, entre outros terminais menores que assumiu na 5ª rodada de concessões em 2019.

No último ranking de avaliação dos passageiros elaborado pelo Ministério da Infraestrutura, Recife aparece como o segundo pior avaliado, atrás de Belém. O terminal de Maceió, de porte menor, está na outra ponta, em terceiro entre os melhores do país.

Na Europa, a Aena é operadora do aeroporto de Madri-Barajas, um dos principais do continente.

Imagem mostra avião no ar, antes de pousar. Em primeiro plano, é possível ver galhos e folhas de uma árvore.
Avião pousa no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Rahel Patrasso - 9.jun.22/Xinhua

A Aena Brasil afirma que as pesquisas do ranking foram realizadas no quarto trimestre de 2021, quando o aeroporto de Recife foi comparado com outros terminais que já haviam passado por reformas.

As obras estruturais no aeroporto de Recife começaram em janeiro deste ano, com investimentos de R$ 1,4 bilhão, segundo a companhia.

"Mesmo com os inconvenientes gerados pelas obras e com estruturas ainda não reformadas, o Aeroporto do Recife tem superado os padrões estabelecidos pela Anac em pesquisas de satisfação do público, incluindo a avaliação em categorias como conforto, limpeza e tempo de fila", diz a Aena em nota.

Segundo a empresa, o único critério em que o terminal não superou a meta da Anac foi o de variedade comercial, devido ao fechamento de alguns espaços por causa das obras. "A Aena Brasil está trabalhando muito para oferecer um número maior e mais diversificado de opções comerciais aos seus usuários, divulgando as oportunidades de espaços comerciais e captando novos parceiros", afirma a empresa.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.