Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Enfermeiros estudam greve após suspensão do piso salarial

Entidades vão pressionar congressistas para aprovarem fontes de custeio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Fórum Nacional da Enfermagem, que agrega entidades como a FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros), vai se reunir neste domingo (4) para discutir a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso de suspender liminarmente o novo piso da enfermagem.

A categoria deve colocar em pauta a possibilidade de paralisação, segundo Solange Caetano, que representa a FNE no fórum. Ela diz que foi pega de surpresa com a notícia.

Imagem mostra paciente deitado em maca em hospital.
Paciente em estado terminal no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas - Karime Xavier - 22.jul.22/Folhapress

Caetano afirma que a liminar não questiona a constitucionalidade do piso, mas aponta a ausência de fontes de custeio. As entidades, segundo ela, vão pressionar congressistas para a aprovação de projetos de lei que sirvam como alternativas para captar verba para o novo salário dos enfermeiros, além de dialogar com os ministros do STF para que tenham maioria quando a pauta for para plenário.

Em comunicado à imprensa, a CNSáude, que propôs a ação direta de inconstitucionalidade contra o piso, disse que a liminar permite que, com mais tempo, "se construam soluções para a valorização da enfermagem".

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.