Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Enfermeiros reagem após Amil dizer que não vai pagar novo piso

Hospitais vão aguardar decisão do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enfermeiros de São Paulo reagiram depois que o UnitedHealth Group, dono da Amil, enviou aos funcionários um aviso de que vai esperar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) antes de pagar o novo piso da categoria.

O comunicado foi enviado aos funcionários nesta quarta-feira (31).

Imagem mostra enfermeiros protestando em São Paulo
Protesto de enfermeiros demitidos por causa da troca da organização social gestora do Hospital Municipal da Brasilândia, em agosto - Divulgação/SEESP

"A Amil é uma grande operadora, que teve alta lucratividade no último ano, inclusive por causa da pandemia, que acabou ceifando vidas de profissionais de enfermagem. Reajustar o piso para o valor aprovado seria minimamente o reconhecimento da importância desta categoria", diz Solange Caetano, secretária-geral do Seesp (sindicato dos enfermeiros de São Paulo).

A CNSaúde (sindicato patronal), autora da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que questiona no STF o novo piso, projeta a demissão de 83 mil funcionários em todo o Brasil. Segundo o setor os hospitais não terão condições de arcar com o incremento de R$ 17 bilhões em custos no orçamento, principalmente os filantrópicos.

Solange Caetano diz que as demissões vão sobrecarregar os profissionais e colocar em risco a assistência e a segurança dos clientes.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.