Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Movimento contra projeto que muda lei da arbitragem ganha apoio da Fiesp

Cerca de 40 organizações também endossam posicionamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fiesp e o Ciesp assinaram na semana passada uma nota de apoio ao CBAr (Comitê Brasileiro de Arbitragem) contra um projeto de lei que altera a mediação em processos judiciais.

Outras 38 organizações, incluindo a OAB, Amcham, FGV e institutos do direito do país endossam a posição do comitê.

Plenário da Câmara dos Deputados com alguns parlamentares conversando
Projeto que altera a lei da arbitragem está em tramitação no Congresso - Paulo Sérgio - 15.jun.2022/ Câmara dos Deputados

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto limita a quantidade de processos em que um árbitro pode atuar, sendo no máximo dez casos ao mesmo tempo. A ideia do projeto é romper com uma possível concentração de mercado. O texto também cria um dispositivo que obriga a Câmara de Arbitragem a publicar a composição dos tribunais arbitrais, o valor e o mérito da disputa.

Assim que a mediação for encerrada, propõe o projeto de lei, a íntegra da sentença deverá ser divulgada, e o processo só segue em sigilo se a parte apresentar uma justificativa. A CBAr afirma que sem essa confidencialidade, informações sigilosas de empresas podem ficar expostas no mercado, porém a deputada Margarete Coelho (PP-PI), autora do projeto, diz que essa é uma forma de criar jurisprudência dentro da arbitragem e deixar o sistema transparente.

Um requerimento de urgência aguarda para ser votado nos próximos dias, o que atropelaria a discussão do tema na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.