Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Organização de cegos pede ao TSE para melhorar acesso de eleitor no domingo

Tribunal afirma que encaminhou recomendações aos TREs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Após pressão da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diz ter enviado recomendações para que os Tribunais Regionais Eleitorais fortaleçam o acesso de eleitores com deficiência ao processo de votação.

Entre as questões levantadas, a ONCB cita o desconhecimento, por parte dos mesários, para ativar o recurso de acessibilidade da urna e a ausência de fones de ouvido nos locais de votação.

Imagem mostra dedo indicador de uma mão pressionando o botão "confirma" de uma urna eletrônica.
Urna eletrônica - Abdias Pinheiro/Secom/TSE - Divulgação

Em nota, a autoridade eleitoral afirma que se reuniu com a ONCB na última semana. "O TSE ouviu as demandas, que poderiam ser ajustadas, e enviou recomendações para que os Tribunais Regionais Eleitorais possam aprimorar atividades para esse público."

Beto Pereira, presidente da ONCB e consultor da Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual), afirma que também encaminhou a demanda para o Conade (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência).

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.