Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transição de governo

Para assessores de Bolsonaro, sobra papo e falta atitude na transição

Avaliação é que Lula terá de criar super ministérios para acomodar base; Bolsonaro se apegou a técnicos e definiu cargos rapidamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A transição de governo, até o momento, gerou muita discussão e pouca decisão. Esta é a percepção de integrantes do governo de Jair Bolsonaro que vêm colaborando com as equipes do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Para eles, chama a atenção a quantidade de integrantes dos grupos de trabalho, muito diferente da transição de Bolsonaro.

Lula participou de reunião com centrais sindicais no CCBB, sede do governo de transição
Lula participou de reunião com centrais sindicais no CCBB, sede do governo de transição - Pedro Ladeira - 01.dez.2022/Folhapress

A análise é que, diferentemente do presidente, Lula tem base política e este será um desafio para o preenchimento de cargos na Esplanada. O presidente eleito tem políticos e técnicos na base aliada, o que tornará difícil a escalação de seu time.

Bolsonaro, que não tinha base, não tinha nada, se apegou aos quadros técnicos dos ministérios herdados do ex-presidente Michel Temer.

Um dos assessores de Bolsonaro, que falou sob condição de anonimato, lembrou-se de Marcelo Guaranys, um dos mais respeitados técnicos da Esplanada, que foi, à época, apenas entregar um documento, formalizando compromissos inadiáveis do presidente eleito logo após a posse, e saiu do encontro como número dois do Ministério da Economia.

Tarcísio de Freitas, naquele momento diretor do PPI (Programa de Parceria de Investimentos), foi apresentar o programa de concessões e saiu da reunião ministro da Infraestrutura.

Julio Wiziack (interino) com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.