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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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25 de Março tem queda de vendas em janeiro

Lojistas falam em retração de 10% em relação a 2022, mesmo com volta às aulas

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São Paulo

A volta às aulas não foi capaz de interromper a sequência de meses ruins no comércio da rua 25 de Março. A Univinco (união dos lojistas da região) aponta recuo em torno de 10% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para Marcelo Mouawad, diretor da entidade, o cenário negativo neste começo de ano é atribuído à falta de confiança do consumidor na economia e à degradação do centro de São Paulo.

"Em vez de ir em uma loja só, o consumidor ainda iria dar uma passeada, talvez comer alguma coisa, conhecer alguns outros locais. Se não está muito agradável, ele acaba fazendo só o obrigatório", diz.

Ambulante mostra mercadorias para consumidora. Sacolas penduradas estão cheias de produtos com as cores do Brasil. Ao lado, há fantasias.
Ambulantes da 25 de Março durante Copa do Mundo - Rivaldo Gomes - 23.nov.22/Folhapress

Ainda existe, no entanto, uma expectativa de desaceleração da queda. Em dezembro, a região registrou 20% de redução nas vendas em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Univinco.

"Aqui nós somos especializados em época, mas a volta às aulas não chegou a animar. No Carnaval, talvez, tenha um pouco mais de impacto", afirma.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

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