Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Deputado propõe barrar dividendos de empresas envolvidas em desastre ambiental

Projeto que tramita na Câmara quer direcionar recurso a fundos de compensação às vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) apresentou projeto de lei na última semana para que as empresas envolvidas em desastres ambientais fiquem impedidas por lei de repassar seus lucros aos acionistas.

Segundo o texto, os recursos devem ser usados no pagamento de indenizações e outras compensações até que as vítimas sejam totalmente ressarcidas.

Gaspar cita as tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Em sua defesa do projeto, ele afirma que criar mecanismos de punição efetiva da direção das empresas é uma forma de elevar a segurança ambiental, além de contribuir para a transparência e prestação de contas.

No caso de empresas listadas na Bolsa, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ficaria responsável por regulamentar a suspensão dos dividendos, segundo o parlamentar.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Bombeiros trabalham em resgate depois do rompimento de barragem da Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) - Eduardo Anizelli-02.02.19/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.