Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

MPT espera fechar acordo com Volks sobre caso de trabalho análogo à escravidão nos anos 1970

Nova audiência está marcada para a próxima semana; montadora nega participação em violações de direitos humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público do Trabalho vai promover na próxima quarta-feira (29) mais uma audiência administrativa com representantes da Volkswagen para fechar um acordo de reparação em um caso de trabalhadores encontrados em condição análoga à escravidão durante as décadas de 1970 e 1980.

O MPT investiga, desde 2019, a empresa pela ocorrência de trabalho análogo à escravidão na fazenda Vale do Rio Cristalino, que era conhecida como Fazenda Volkswagen, localizada no município de Santana do Araguaia, no sul do Pará. A acusação indica que os trabalhadores foram submetidos a condições precárias de emprego, com regime de servidão por dívida e vigilância armada.

A audiência da próxima semana será a quarta do caso, e o MPT espera que seja assinado um acordo de reparação individual a 14 trabalhadores identificados como vítimas, além de uma compensação coletiva.

Procurada pelo Painel S.A., a Volkswagen que não se posiciona sobre processos em andamento.

Em setembro, durante outra rodada de conversas, a Volkswagen disse ao MPT, por escrito, que entende não ter responsabilidade pela ocorrência de trabalho escravo na fazenda. Os representantes da montadora argumentaram que a ocorrência é antiga e que outras pessoas estavam envolvidas no que acontecia na propriedade.

Para o MPT, era impossível que o controle das atividades dos trabalhadores, responsáveis por transformar uma área de 139 mil hectares em pasto, não contasse com a anuência da Volkswagen.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Entrada da fábrica da Volkswagen em São Bernardo (SP)
Entrada da fábrica da Volkswagen em São Bernardo (SP) - Zanone Fraissat - 17.set.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.