Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Seu Damião, 100% cego, reclama de não saber as horas e MP abre inquérito sobre o fim do 130

Procuradoria da República no Ceará avalia possível ofensa a direitos da coletividade com a extinção do "Hora Certa"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Sem condições de consultar as horas, o aposentado Damião Silva bateu à porta do Ministério Público Federal (MPF) e reclamou do fim do "Hora Certa", o disque 130, serviço prestado pelas operadoras de telefonia e que acabou, sem muito alarde, em janeiro do ano passado.

Graças à manifestação, a Procuradoria da República no Ceará abriu inquérito civil para avaliar possível ofensa a direitos da coletividade com a extinção do serviço.

Homem cego aguardo em ponto do sistema de VLT, no Rio de Janeiro
Homem cego aguardo em ponto do sistema de VLT, no Rio de Janeiro - Ricardo Borges - 25.08.2016/Folhapress

Na representação, Damião afirmou que, na impossibilidade de ver os ponteiros, necessitava diariamente do Hora Certa. E que as lojas não disponibilizam telefones celulares adaptados para pessoas como ele.

O reclamante argumentou que serviços como o 130 são essenciais para promover a inclusão, assim como disponibilizar aparelhos adequados para deficientes.

A Procuradoria abriu um procedimento preliminar para a coleta de provas, mas, diante da necessidade de novas diligências, decidiu pela instauração do inquérito, que terá, inicialmente, um ano de duração.

Nesse prazo, o órgão vai analisar se houve alguma violação de interesses coletivos e, nessa hipótese, se cabe alguma providência.

A Anatel informou que o serviço não era obrigatório. As concessionárias (prestadoras de telefonia fixa), como Oi, Telefônica, Sercomtel e Algar é que poderiam, se quisessem, prestar o serviço.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.