Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em Portugal, Temer discursa sobre liberdades fundamentais com Joesley Batista na plateia

Empresário que gravou ex-presidente circulou pelo evento promovido pelo IDP, do ministro do STF Gilmar Mendes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-presidente Michel Temer fez uma palestra sobre democracia e liberdades fundamentais nesta quarta (28) no 11º Fórum Jurídico de Lisboa, evento organizado pelo IDP do ministro do STF Gilmar Mendes.

Na plateia estavam Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, empresa que controla a JBS.

O ex-presidente Michel Temer durante lançamento de livro em São Paulo
O ex-presidente Michel Temer durante lançamento de livro em São Paulo - Mathilde Missioneiro - 27.mar.2023/Folhapress

Em 2017, Joesley foi preso por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) e ficou conhecido por ter gravado uma conversa com Michel Temer (MDB) em que o então presidente o teria incentivado a pagar R$ 500 mil ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em troca de que ele não revelasse informações à Lava Jato.

Joesley reuniu-se com o então presidente no Palácio do Jaburu. Não se identificou na entrada e gravou a conversa. No momento em que disse estar "de bem" com Eduardo Cunha, Temer diz: "Tem que manter isso, viu...".

Novela da celulose

O Grupo Especial do TJ-SP adiou o julgamento de medidas ligadas ao caso Eldorado. A nova sessão ficou marcada para 19 de julho.

A presidente do colegiado, Dayse Fajardo, foi obrigada a postergar a decisão porque somente oito desembargadores estavam presentes, quando são exigidos nove.

O grupo terá de decidir dois pontos que podem destravar a disputa bilionária entre a J&F, dos irmãos Batista, e a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose.

É a terceira vez que o caso não vai a julgamento na data marcada. Nas duas anteriores, o desembargador Costa Netto, que disputa uma vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça), a retirou da pauta.

Com Diego Felix e Matheus Teixeira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.