Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para empresariado, Tarcísio desponta como candidato ao Planalto

Banqueiros e empresários avaliam que atuação do governador na reforma da tributária sinaliza intenção política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Empresários e banqueiros já apostam em Tarcísio de Freitas como candidato à Presidência da República em 2026. O governador de São Paulo, no entanto, diz que prefere a reeleição.

Sob condição de anonimato, o Painel S.A. ouviu três banqueiros, dois gestores de fundos de investimentos, dois grandes industriais, e três varejistas de peso desde a semana passada, quando se intensificaram as pressões de governadores no Congresso contra a reforma tributária.

O governador Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro durante formatura de oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco
O governador Tarcísio de Freitas e o ex-presidente Jair Bolsonaro durante formatura de oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco - Zanone Fraissat - 02.jun.2023/Folhapress

Para eles, Tarcísio ganhou um protagonismo nacional com essa reforma, mesmo desistindo nesta quarta (5) das discussões em torno do conselho que, pelas regras da reforma, decidirá sobre a distribuição da arrecadação para estados e municípios.

Dois dos banqueiros avaliam que havia uma estratégia política por trás da atuação de Tarcísio, que, ao lado de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, concentrou as conversas e as atenções junto a deputados.

Tarcísio, no entanto, nega veementemente sua disposição para disputar o Planalto. Afirma, nos bastidores, que prefere a reeleição diante da simpatia do empresariado e do mercado financeiro paulista.

Seus assessores políticos ainda avaliam o risco de disputar uma eleição tendo do outro lado o presidente Lula como representante da esquerda.

No entanto, os empresários e banqueiros foram unânimes em afirmar que Tarcísio é, neste momento, o nome indicado para uma candidatura de direita. Para eles, dependendo do desempenho de Lula, o governador terá grandes chances.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.