Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu África

Angola sela acordo com Sebrae

Objetivo é estimular exportações de pequenos negócios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Mirando parcerias que estimulem exportações de pequenos negócios, o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Décio Lima, assina um memorando com o Inapem, serviço similar em Angola.

A iniciativa faz parte da pauta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Angola – Brasil, que reunirá chefes de estado e autoridades das duas nações e promoverá reuniões setoriais entre empresas brasileiras e angolanas, nesta sexta (25).

Sede do Sebrae, em Brasília
Sede do Sebrae, em Brasília - Reprodução

Lima considera a parceria estratégica para os planos do Brasil na África. Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente (cerca de 15 mil pessoas).

"O Sebrae, junto com o governo federal, está olhando para fora e buscando viabilizar a internacionalização dos pequenos negócios", disse Lima. "O memorando de entendimento entre o Inapem e o Sebrae simboliza a renovação das relações históricas de diálogo e cooperação entre as duas instituições."

Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2021, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 408 milhões, principalmente carnes, açúcar refinado e veículos rodoviários.

As importações de fornecedores angolanos foram de US$ 169 milhões, concentradas em petróleo (72%) e gás natural (27%).

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.