Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus TSE

Fã atravessa defesa de Hang e recorre ao STF

Advogado pediu habeas corpus e encerramento de investigações do TSE à revelia do empresário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro do Supremo Cristiano Zanin recebeu, nesta quarta (30), um pedido de habeas corpus em favor do empresário Luciano Hang, dono da Havan, para que o processo contra ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seja encerrado.

A iniciativa, no entanto, não partiu de seus advogados. A petição foi protocolada à revelia de Hang pelo advogado Plínio Garcia.

Jair Bolsonaro conduz moto com Luciano Hang na garupa
Bolsonaro e Luciano Hang durante motociata em ponte sobre o Rio Madeira - Presidência da República

Em carta enviada ao empresário, Garcia se declarou um admirador e disse ter agido dessa forma por não conseguir "ficar inerte" à recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Há duas semanas, Moraes mandou arquivar o inquérito contra diversos empresários que, num grupo de WhatsApp, atacaram o STF, o TSE e as urnas eletrônicas durante o período eleitoral.

No entanto, Moraes manteve as investigações sobre Hang e Meyer Nigri.

Hang se recusou a entregar as senhas de seus dois iPhones para o STF. Os peritos tentam até hoje descobrir o código para verificar as mensagens.

Esse foi um dos motivos pelos quais Moraes estendeu por mais dois meses as investigações.

"Deixo aqui consignado que nada estou lhe cobrando por essa minha iniciativa, que exerço por amor ao Direito, à nossa liberdade e oposição ao arbítrio."

O advogado mantém um blog, o Locus Legis, em que escreve contra o que chama de ativismo judiciário.

A situação causa agora um tumulto processual na já delicada situação do empresário, que acabou de ter seus bens desbloqueados —com exceção dos dois telefones.

Procurados, Eduardo Pizarro Carnelós, Alberto Moreira e Flavio Schegerin Ribeiro, que defendem Hang junto ao TSE, disseram que não comentam processos em curso.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.