Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Lei de Licitações freia canteiro de obras do PAC

Nova legislação passará a vigorar em janeiro e ameaça andamento de projetos prioritários do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sofrerá com entraves impostos pela nova Lei de Licitações. Advogados ligados à infraestrutura afirmam que, o texto que entrará em vigor em janeiro, já precisa ser modificado caso o governo queira obter sucesso com seu plano de obras.

Uma das exigências é o seguro-garantia para grandes obras. Não há, atualmente, construtoras nacionais com balanços suficientes para se habilitarem para projetos desse porte.

Obra parada às margens do rio Camaçari, em Camaçari (BA)
Obra parada às margens do rio Camaçari, em Camaçari (BA) - Rafael Martins - 25.ago.2023/Folhapress

Para o advogado Fernando Vernalha, outro problema serão as licitações pelo menor preço. Essa modalidade estimula a prática de descontos excessivos, tornando a execução do projeto inviável.

"Os problemas gerados por essa norma da lei de licitação irão prejudicar o desenvolvimento da agenda do PAC no tempo, no prazo e no orçamento esperado e desejado pelo governo", diz Vernalha.

O advogado considera que, nesta modalidade, o poder público deveria ter o poder de escolha sobre qual é o melhor modo de disputa.

Outra barreira é o chamado fluxo orçamentário. Por ele, para a realização da etapa de cada obra, os pagamentos são feitos em uma conta vinculada e só são liberados após a verificação do cumprimento do contrato.

"Uma das causas que levam à paralisação das obras é a interrupção do fluxo orçamentário financeiro", diz Vernalha. "É preciso restabelecer a obrigatoriedade de se ter contas que reservam os recursos necessários para pagar pela execução dos projetos."

Pelo calendário original, a nova lei entraria em vigor em abril deste ano, porém o governo Lula entendeu que o prazo de regulamentação estava apertado e editou uma Medida Provisória prorrogando a vigência para 30 de dezembro.

Nesse momento, mais de 70% do texto já está com os atos de regulamentação publicados.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.