Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu mudança climática

Calor faz indústrias e grandes empresas consumirem mais energia

Clima influenciou mais que aquecimento da economia, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mercado livre de energia, dedicado a indústrias e grandes empresas sem preços regulados, consumiu 25,6 mil MW em outubro –cerca de 40% do total do país–, um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Linhas de transmissão de energia, que fazem a interligação entre geradores do Sistema Integrado Nacional - 15.out.2021-Marcello Casal Jr/Agência

Quando a economia cresce, também sobe o consumo de energia. Mas, segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), embora a indústria tenha reagido, via crescimento de atividade, boa parte desse desempenho se deve ao calor, que puxou o consumo no comércio e serviços.

Em ambos os segmentos, o crescimento no mês foi de 9,4% e ficou atrás somente da extração de minerais metálicos (10,4%).

No caso do comércio, hiper, supermercados e atacarejos puxaram a alta, seguidos de shoppings e prédios comerciais. A rede hoteleira liderou na parte de serviços.

Com Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.