Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Reforma Tributária: deputado apresenta projeto que amplia regime automotivo

Proposta coloca montadoras do Sul e Sudeste no radar de benefícios concedidos com a PEC aprovada pelo Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Derrotadas na Reforma Tributária, as montadoras das regiões Sul e Sudeste agora podem se beneficiar com um projeto de lei que lhe garante benefícios do regime automotivo mantido para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste —atualmente, isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Para o deputado Geraldo Mendes (União-PR), autor do projeto, com a isenção os veículos terão redução nos preços finais e a indústria será impulsionada com a entrada de capital privado.

Imagem aérea do pátio da montadora Volkswagen com milhares de veículos
Pátio da Volkswagen em São Bernardo, na Grande São Paulo - Danilo Verpa - 28.jun.2023/Folhapress

Ao longo das discussões da Reforma Tributária, montadoras como GM, Volkswagen e Toyota criticaram publicamente os benefícios recebidos pela Stellantis, Caoa e HPE (Mitsubishi) no eixo Norte-Nordeste.

A disputa se acirrou após o Senado estender as isenções do setor até 2032 e incluir a produção de carros flex na lista de veículos com isenção tributária, não apenas híbridos ou elétricos —como funcionava com o programa de benefícios anteriormente.

Mendes afirma que o projeto vai criar "condições mais isonômicas" na indústria e fazer com que as empresas sejam tributadas de "forma mais benéfica".

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.