Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu carro elétrico

Cegonheiros querem transição para carros elétricos

Sindicato da categoria defende cautela para evitar quebradeira no setor, que ainda patina entre o elétrico e o híbrido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os cegonheiros, caminhoneiros que transportam os carros novos para as concessionárias, defendem que haja mais tempo para o mercado se adaptar aos carros elétricos: uma política de transição que envolva governo, empresas e setor logístico.

Com a chegada dos elétricos da chinesa BYD, que avançaram sobre o mercado (foram os elétricos mais vendidos no ano passado), as montadoras se dividem sobre quais rumos tomar. Na Anfavea, associação que representa a indústria, há uma divisão de forças. Um grupo quer acelerar nos investimentos de elétricos e, outro, em veículos híbridos.

Diante disso, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) defende cuidado na transição para que não haja quebradeira no setor. Segundo José Ronaldo Marques da Silva, presidente da entidade, o ideal seria as montadoras ampliarem o foco da produção de veículos híbridos, que alinham motores a combustão e baterias elétricas.

Caminhão do tipo cegonha, carregado de veículos, deixa a fabrica da General Motors de São José dos Campos
Caminhão cegonha deixa a fabrica da General Motors de São José dos Campos - Marcelo Justo - 25.jul.12/Folhapress

Os cegonheiros entraram em campo na discussão sobre os rumos do mercado porque, para eles, o peso dos elétricos –até 500 quilos a mais que um carro a combustão– deve impactar o mercado de transporte. Dadas as condições atuais de logística, em vez de 11 carros por carreta, seriam transportados oito.

"O carro elétrico é uma realidade, com certeza para um futuro próximo. Mas as mudanças não podem ser feitas bruscamente. É preciso uma política de transição para que a cadeia automotiva se adapte", afirma Silva, também conhecido como Boizinho.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.