Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Santos

Sob ataque de adversário, chefe do porto de Santos faz palestra sobre transparência

OUTRO LADO: Autoridade portuária diz que não existe nem investigação aberta contra Anderson Pomini por acusação de corrupção feita por senador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alvo de denúncias de corrupção por adversário político, o presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, palestrou, nesta quarta (3) sobre transparência em um evento da ONU.

Há cerca de dois meses, o senador Alexandre Giordano (MDB-SP) encaminhou ao Ministério de Portos e Aeroportos uma lista com supostos casos de corrupção envolvendo Pomini.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) nega as acusações, classificadas como calúnia.

Presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, palestra em evento da Pacto Global
Presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, palestra em evento da Pacto Global - Ricardo Matsukwa

Pomini disse que recebeu o convite como uma "homenagem" dos organizadores do evento.

"As empresas públicas, em especial, têm o dever de se apresentarem com transparência", disse. "Trouxemos aqui alguns elementos que comprovam que é possível fazer com que uma empresa pública se apresente com eficiência, respeitando as normas e as formalidades que são impostas a ela para a segurança do próprio patrimônio, mas com transparência."

No início de fevereiro, o senador acusou Pomini de ter montado uma "estrutura paralela" dentro da Autoridade Portuária de Santos voltada para "práticas criminosas por meio de atos de corrupção".

Entre as acusações, está o pagamento de propina de aproximadamente US$ 1 milhão (quase R$ 5 milhões) para que Pomini siga no cargo de diretor presidente do porto de Santos.

Até o momento, Giordano não apresentou publicamente o nome de quem se beneficiou com os supostos repasses.

O senador ainda acusa Pomini de receber propinas milionárias para favorecimento de empresas que atuam no porto.

"Não há nem investigação aberta", diz APS

Consultada, a APS disse que Pomini foi convidado para falar no evento porque a empresa recebeu quatro prêmios de transparência do Movimento 100% Transparência do Pacto Global da ONU.

"Um dos temas da palestra tratou de como os gestores devem agir nos casos de denúncias vazias e como as metas de transparência em vigor enfraquecem as denúncias infundadas. No caso citado, o requerimento do senador sequer foi processado pela falta de fundamento das denúncias", diz a empresa em nota.

A Pacto Global informou que o convite foi feito no ano passado à empresa, que indicou seu presidente para representá-la.

"Durante esse período, acompanhamos pela imprensa, em fevereiro e março, o caso envolvendo o presidente da APS", disse. "É importante esclarecer que não houve comprovação pública e que não foi aberta investigação formal sobre o caso. Assim, seria precipitado fazer mudanças na programação do evento por este motivo."

O evento, ocorrido em São Paulo, foi organizado pela Pacto Global, iniciativa da ONU para incentivar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Contou com o apoio da AYA Earth Partners, organização voltada a debater ações ligadas à descarbonização do país, e a presença de executivos de grandes empresas, como Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e do secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.