Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anunciado como sócio, Gusttavo Lima nega ter participação em empresa de proteção veicular

Cantor sertanejo diz ser somente garoto-propaganda da Bem Protege; empresa é alvo de processos judiciais e reclamações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

No show de lançamento da nova estratégia da Bem Protege, o astro sertanejo Gusttavo Lima, garoto-propaganda da empresa de proteção veicular, foi anunciado como sócio.

Na festa, o CEO, Gleidson Soares, ao lado do cantor, ouviu ele dizer que pretendia ser dono da companhia.

Três homens estão alinhados, um deles com o rosto bem próximo da câmera, um ao fundo no meio e o outro mais ao fundo
O cantor Gusttavo Lima (ponta direita) ao lado dos donos da Bem Protege, Gleidson Soares (centro) e Ismael Nascimento (esq.) - @Bem Protege Brasil no Facebook

Dois anos e meio se passaram e, até hoje, Gusttavo Lima não aparece no quadro societário da Bem Protege, que acumula uma enxurrada de processos judiciais e reclamações em órgãos de defesa do consumidor por acidentes sofridos sem que a indenização tenha sido paga.

A empresa, que hoje está fora do radar da Susep (Superintendência de Seguros Privados), terá de se adequar, caso a nova legislação entre em vigor.

Como noticiou o Painel S.A., um dos projetos de lei em andamento prevê que, para vender cobertura veicular ou qualquer outro tipo de proteção que se assemelhe a seguro, será obrigatório obter registro. Caso contrário, a empresa estará atuando na ilegalidade.

A mudança também encontra reforço na proposta do novo código civil em tramitação no Congresso.

Dupla

A parceria do cantor com a Bem Protege teve início em 2020, quando Lima se tornou embaixador da companhia no Brasil. O anúncio foi feito durante uma das lives do sertanejo na pandemia.

Nas redes sociais, os donos da empresa afirmam que existe um "antes e depois do Gusttavo Lima" na história da Bem Protege.

Recentemente, Gleidson Soares afirmou, publicamente, que o sucesso do negócio se deve ao cantor, que "leva a marca aos quatro cantos do país".

Em publicação da própria companhia, Gusttavo Lima disse que todos os seus carros são segurados pela Bem Protege e que ele sentiu até vontade de se tornar dono do negócio.

Em 2021, Lima foi anunciado por Soares como sócio da empresa em um evento público.

Desde então, intensificaram-se os processos judiciais por reparações da empresa. No site Reclame Aqui, houve 489 registros de consumidores, boa parte se dizendo lesada. Algumas dessas denúncias partiram de fãs. Eles acreditavam que Lima é dono do negócio.

Guerra sobre rodas

As seguradoras travam uma guerra contra empresas como a Bem Protege, que se enquadram como APVS (Associação de Proteção Veicular).

Elas não são seguradoras. Funcionam como condomínio em que os interessados arcam com uma taxa de adesão e pagam mensalidades para ter determinados tipos de coberturas de veículos.

Embora haja empresas sérias e idôneas nesse segmento, há diversas investigações policiais na esteira de processos do Ministério Público Federal, que apontam o uso dessas associações por organizações criminosas devido à falta de fiscalização e controle.

Nova fase

Em julho de 2023, a Bem Protege lançou a BP Seguradora, que recebeu autorização da Susep para atuar no setor de seguros de veículos, vida e patrimônio.

O anúncio oficial foi feito por Gusttavo Lima ao lado dos donos da companhia. Nas redes de uma filial da empresa em Porto Alegre (RS), o sertanejo novamente é creditado como sócio da BP Seguradora.

No entanto, o cantor nega qualquer tipo de vínculo societário. Via assessoria, ele informou ser garoto-propaganda do Grupo Bem Protege, que inclui a BP Seguradora, "para uso de imagem e voz".

A coluna tentou contato com a Bem Protege e contactou, diretamente, seus acionistas, mas não obteve retorno.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.