Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Sabesp saneamento

Paulo Guedes entra na disputa por uma fatia da Sabesp

Gestora de ex-ministro de Bolsonaro fecha parceria com Aegea, líder no saneamento que pretende se tornar sócia da empresa paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestora de fundos de investimento Yvy Capital, que tem como sócios o ex-ministro Paulo Guedes (Economia) e Gustavo Montezano, ex-presidente do BNDES, fechou acordo com a Aegea Saneamento para participar de um consórcio que disputará a compra de parte da Sabesp.

O objetivo do acordo com a Aegea é destravar capital nacional e internacional para projetos voltados à economia de baixo carbono —foco principal da Yvy no momento.

O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos sócios da YvY Capital
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos sócios da YvY Capital - Evaristo Sá - 06.out.22/AFP

Líder de investimentos privados em saneamento no país com 56% de market share, a Aegea está se preparando para comprar metade dos 30% que a Sabesp pretende colocar à disposição do mercado até meados deste ano.

A privatização da companhia ainda precisa avançar no Legislativo paulista, principalmente na Câmara Municipal de São Paulo, onde os vereadores prometem esticar ao máximo o tema antes de liberar o processo de desestatização.

Hoje, o governo paulista detém 50,3% das ações da companhia, que é a joia da coroa do plano de privatizações do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em entrevista à Folha nesta semana, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, afirmou que o mercado projeta um desembolso de pelo menos R$ 10 bilhões para captar 15% do total de ações que serão negociadas na bolsa.

O governo paulista já indicou que estuda ter um acionista de referência com pelo menos 15% dos papéis e que tenha experiência em saneamento —o que incentivaria a criação de blocos econômicos.

O objetivo da Aegea agora é criar um grupo de parceiros que possam compor o bloco e injetar dinheiro na operação. Além da YvY, estão entre os possíveis parceiros as gestoras Perfin e Kinea, Itaúsa e o GIC (fundo soberano de Singapura).

Players como Votorantim, Veolia, Equatorial, Cosan e a holding dos irmãos Batista J&F, também pretendem disputar parte do controle da Sabesp.

Além de Paulo Guedes e Montezano, integram o time de sócios da YvY nomes como o ex-diretor geral da OMC (Organização Mundial de Comércio), Roberto Azevedo, o ex-Bank of America no Brasil, Rodrigo Xavier, e o ex-diretor de privatizações do BNDES, Fábio Abrahão.]

Antecedentes

Guedes e Montezano foram defensores do marco do saneamento, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2020. A lei pretende universalizar os serviços de água e esgoto até 2033.

A legislação mudou a forma como os contratos de concessão eram feitos, tornando obrigatória a abertura de licitação prévia —o que permitiu a participação de empresas privadas na disputa.

O BNDES, à época, se tornou um banco de referência, estruturando projetos para estados e municípios interessados na concessão desse tipo de serviço.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.