Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Sob pressão, presidente da Petrobras dá última cartada para exploração no Amazonas

Jean Paul Prates tenta fazer com que a ministra Marina Silva tome iniciativa para liberar licença ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Sob pressão pelo cargo, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, tenta convencer a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) a interferir junto ao Ibama pela liberação da licença ambiental de um bloco no litoral do Amapá, na foz do rio Amazonas.

A petroleira decidiu deslocar a sonda de perfuração a ser utilizada na área para o Sudeste —provavelmente São Paulo— para evitar que os gastos diários com o aluguel do equipamento sejam em vão. O custo diário é de R$ 1 milhão, segundo pessoas que participam das discussões no governo.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates - Pilar Olivares - 02.mar.23/Reuters

Segundo os relatos, não será possível retornar com a sonda para o bloco no Amapá, caso a licença ambiental seja aprovada posteriormente.

Marina Silva foi cobrada por Prates sobre esse impasse no fim de março. A conversa ocorreu durante o almoço oferecido pelo governo ao presidente da França, Emmanuel Macron.

A ministra se mostrou solícita, mas, segundo assessores do Planalto, sua inércia é avaliada como um engajamento contra a exploração de petróleo na região amazônica.

No almoço, Prates reclamou ainda que o Ibama insiste em exigir um amplo estudo prévio, conhecido AAAS (Avaliação Ambiental de Área Sedimentar) para a concessão da licença.

No entanto, esse bloco já tinha sido concedido antes de passar para a Petrobras. Ou seja: essa exigência já tinha sido superada.

Nesta terça (9), a Petrobras informou que encontrou uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas na bacia Potiguar, na margem equatorial brasileira.

Como noticiou a Folha, é a segunda descoberta feita em 2024 na região, o que serve de argumento para Prates nesse embate.

Ibama tem autonomia, diz Meio Ambiente

Consultado, o ministério de Meio Ambiente disse que a AAAS é um instrumento de análise estratégica, necessário para a região, mas que os resultados não incidem sobre blocos já outorgados.

"A área em questão seguiu rito normal de licenciamento, que não exige AAAS", disse a pasta. "O processo de licenciamento ambiental em curso é competência do Ibama, que atua de forma independente."

Em janeiro, o Ibama se manifestou em um relatório. Nele, afirmou que os licenciamentos para produção de óleo e gás se dão quando a descoberta já é uma realidade, sendo muitas vezes tratados como 'fato consumado', no que tange à percepção da sociedade civil sobre a possibilidade de instalação da indústria do petróleo.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.