Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Lula

CEO da Jetsmart diz que pretende ampliar voos mais baratos no Brasil

Estuardo Ortiz disse ao ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) que impasse de bagagens é um entrave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O CEO da JetSMART, Estuardo Ortiz, afirmou ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que a insegurança sobre a cobrança das bagagens é um fator restritivo para a ampliação de voos da companhia no Brasil.

A declaração foi dada nesta segunda (5) em encontro ocorrido no Chile, onde o presidente Lula e sua comitiva cumprem agenda oficial.

avião em solo
Companhia aérea chilena JetSmart atua no Brasil desde final de 2019 - Divulgação

A companhia opera voos entre Santiago e Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo e Curitiba.

Controlada por um fundo dos EUA, tem seu hub em Santiago.

Segundo relatos, no encontro com o ministro o CEO afirmou que a questão das bagagens é uma das principais barreiras para permitir a oferta de passagens mais baratas no Brasil.

Costa Filho disse que o governo quer estimular a entrada de empresas aéreas de baixo custo no país como forma de ampliar a concorrência e reduzir ainda mais o valor da passagem.

O ministro afirmou que, em dois anos, a tarifa aérea média caiu 10%. Também sinalizou que o governo tem trabalhado para garantir segurança jurídica, inclusive discutindo formas para reduzir a judicialização no setor. Cerca de 70% dos processos contra aéreas em todo o mundo tramitam no Brasil.

Costa Filho disse ainda que o Congresso nacional está prestes a aprovar linhas de crédito para empresas aéreas e que o governo quer ampliar a nacionalização da frota que circula pelo país, com maior participação de aeronaves da Embraer.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.