Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Eletrobras: Governo prevê queda de 10% na tarifa de energia

Acordo com Ministério de Minas e Energia e companhia terá de ser chancelado pelo STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A tarifa de energia deve ficar 10% mais barata caso o acordo fechado entre o governo e a Eletrobras seja sacramentado e validado pelo Supremo Tribunal Federal.

Pelos termos pactuados, a Eletrobras cederá assentos no conselho de administração e no fiscal e cederá sua participação na Eletronuclear —que controla as usinas nucleares, inclusive Angra 3.

Logo da Eletrobras na NYSE, a bolsa de valores de Nova York
Logo da Eletrobras na NYSE, a bolsa de valores de Nova York - Brendan McDermid/Reuters

Em troca, a União cede de 3% a 5% das ações da Eletrobras para a companhia, que se compromete a antecipar cerca de R$ 20 bilhões que seriam originalmente pagos ao longo dos anos à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para o governo.

Embora esteja praticamente acertado, o acordo terá ainda um longo caminho a ser percorrido até ser submetido ao Supremo.

Na Eletrobras, terá de passar pelo conselho de administração e, no governo, pelo Ministério da Fazenda, Casa Civil e AGU (Advocacia-Geral da União).

Apesar disso, o Ministério de Minas e Energia, que conduz o processo, afirma que há sintonia entre os elos no governo e que o presidente Lula acompanha de perto todos os passos.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.