Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Betinho foi um por milhões

Sociólogo Herbert de Souza, que encampou o combate à fome como uma de suas lutas, completaria 87 anos em novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Souza

Filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é presidente do conselho da ONG Ação da Cidadania e produtor de documentários sobre direitos humanos

O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, completaria 87 anos nesse mês de novembro. Não viveu para ver o combate à fome virar política pública de referência mundial, que tirou o Brasil do Mapa da Fome em 2014.

Também não viu a rapidez com que voltamos a esse mesmo Mapa, sendo agora 33 milhões de brasileiros que muitas vezes precisam se alimentar com carcaças e restos de comida para sobreviver.

Como seu filho, queria muito poder lhe dizer que o direito básico à alimentação desses 15% da população voltará a ser prioridade a partir de 2023.

Herbert de Souza, o Betinho, liderou campanha contra a fome nos anos 1990 e fundou a Ação da Cidadania; foto de 1995 no Rio de Janeiro - Luciana Whitaker/Folhapress

A maior qualidade de Betinho era ser ponte de diálogo entre opiniões divergentes. Entendeu como ninguém que ou o enfrentamento à miséria era um problema de todos ou não teria solução.

Depois de quase 30 anos, a Ação da Cidadania reafirma a importância dos 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar serem, também, um problema de todos.

Mas em vez disso, temos perpetuado um ciclo perverso contra a população mais pobre, alternando vontade política com uma indiferença imoral e cruel, que aprofunda a desigualdade social e nos distancia da essência do que é a democracia.

Neste ano mobilizamos o país com as campanhas SOS Enchentes Brasil, Brasil sem Fome, Pacto pelos 15% com Fome e o Natal sem Fome. Realizamos o Encontro Nacional contra a Fome para discutir suas causas, consequências e soluções, e distribuímos milhares de toneladas de comida nacionalmente.

Mas, apesar de todo o esforço da sociedade civil, os dados revelados pela pesquisa da Rede Penssan só confirmaram o óbvio: sem políticas públicas robustas, estamos chicoteando o mar. Um mar de famintos.

Betinho foi vítima dessa mesma falta de política pública há 25 anos, quando a comercialização do sangue contaminou milhares de brasileiros com o vírus da Aids, incluindo ele e seus irmãos Henfil e Chico Mário.

Se agora a Lei Betinho impede que um ato de solidariedade, como a doação de sangue, seja vendido, quantos morreram até a sua promulgação, em 2001?

Ele nasceu hemofílico, teve tuberculose, enfrentou o exílio e a ditadura. Quando voltou para o Brasil foi infectado pela Aids numa transfusão de sangue.

Betinho teria todos os motivos para não fazer nada a não ser cuidar da sua frágil saúde, mas resolveu mobilizar a sociedade pelas causas que hoje são mais atuais do que nunca: fome, democracia, reforma agrária, direitos humanos e, principalmente, solidariedade.

Meu pai nunca reclamou dos infinitos obstáculos que a vida lhe impôs. Só detestava uma coisa: de quem ficava reclamando da vida, e nós não temos esse direito.

Está no ar um sentimento de esperança para todos os que tem fome de uma cidadania ampla, geral e irrestrita. Aquela que não deixa nenhum brasileiro para trás.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.