Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu sustentabilidade

Parcerias e colaboração levam a negócios sociais mais eficientes

Levar tecnologias sociais e startups de impacto reconhecidas pelo Prêmio Empreendedor Social para a região Nordeste é um dos objetivos da Intr3s

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Haroldo Rodrigues

Sócio-fundador da investidora de negócios de impacto IN3

Não há dúvida de que o mundo hoje enfrenta numerosos e graves problemas. Aquecimento global, pobreza, aumento da desigualdade econômica, fome e pandemias são alguns exemplos. Desenvolver e implementar soluções para esses problemas está se tornando uma missão crítica para nossa sobrevivência.

Os negócios, particularmente aqueles do segmento de empreendedorismo social, são cada vez mais reconhecidos como fonte eficaz de soluções para uma variedade de problemas sociais.

Mulheres formadas pelo curso de empreendedorismo da Gastronomia Periférica, trabalham em colaboração em cozinha comunitária; iniciativa do chef Edson Leite foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2022 - RENATO STOCKLER

O empreendedorismo social tem o DNA da colaboração, e não da competição. Ao fazerem parcerias, esses negócios compartilham conhecimento que ajuda a eliminar barreiras e contribui para o sucesso em temas como território, raça e renda.

A capacidade de colaborar está se tornando uma importante fonte de vantagem competitiva na atual revolução industrial, uma era de mudanças rápidas e disruptivas.

Na corrida por novas fontes que agreguem valor, empreendedores estão descobrindo que o sucesso depende não apenas do que seus próprios negócios podem fazer, mas também das capacidades que podem alavancar em parceria com outros.

Duas mulheres brancas sentadas em uma casa com uma pia ao lado. Ambas usam blusa branca e calças jeans
Daniela Giffoni, 48, e Bianca Russo, 43, são idealizadoras do Coletivo Arquitetos Voluntários, iniciativa finalista do Prêmio Empreendedor Social que, durante a pandemia, reformou hospitais e enfermarias - Folhapress

A colaboração foi um dos motivos que levou a Intr3s a se tornar parceira do Prêmio Empreendedor Social, concurso que acumula 19 anos de história auxiliando empreendedores sociais a construir parcerias.

Inspirada no conceito "o universal pelo regional", temos compromisso com o investimento em soluções para problemas locais, sem esquecer o caráter universal do seu impacto. E é assim que a Intr3s pretende expandir e dar capilaridade ao concurso. Do Ceará para o Nordeste, e do Nordeste para o Brasil.

Um dos compromissos da fomentadora junto ao prêmio é o apoio aos finalistas. Estes empreendedores serão convidados a integrar nosso programa de aceleração em 2024, em parceria com o Quintessa.

O objetivo é levar as tecnologias sociais ou startups de impacto reconhecidas pelo prêmio para a região Nordeste. Ao final do processo, os projetos ou serviços mais promissores terão oportunidade de receber investimento.

A Intr3s quer também ajudar esses negócios a fortalecerem suas parcerias, se concentrando em prioridades selecionadas em conjunto e buscando uma abordagem de colaboração estratégica. A ideia é alavancar pontos fortes e ampliar seu impacto combinado, com base em colaborações novas e já existentes.

A geração dos negócios de impacto social fortalece a máxima que não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos.

É importante lembrar que o empreendedorismo social não funciona como ilha, com negócios competindo independentemente uns com os outros pelo maior lucro e pelo capital humano mais brilhante.

Permanecer competitivo, sendo colaborador e construtor de um mundo melhor é mais desafiador do que nunca. Parcerias colaborativas são papéis que devem ser fomentados pelo investimento social privado e o apoio da Intr3s aponta para a criação dessa prosperidade compartilhada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.