Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa
Descrição de chapéu Reforma tributária

Fim do imposto sobre doações é uma vitória para a sociedade civil brasileira

Brasil deixará de fazer parte do pequeno clube de nações que taxam a intenção de fortalecer organizações da sociedade civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Nogueira

Diretor-executivo da ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos

Franklin Félix

Coordenador executivo da Abong - Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais

Cassio França

Secretário-geral do Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

A aprovação da primeira fase da Reforma Tributária tem sido considerada histórica. Isto não é fato apenas por este processo ter sido formulado e negociado durante os últimos 30 anos. Mais do que isso, há a real possibilidade de se criar um ambiente tributário mais justo e progressivo, considerando a fase que irá focar na tributação da renda.

Um dos avanços que está no texto promulgado é o fim de um dos impostos mais injustos e contraproducentes: a taxação de doações para instituições sem fins lucrativos.

Fim do imposto sobre doações é uma vitória para a sociedade civil brasileira - Gabriel Cabral/Folhapress

Até que a lei seja implementada, cada estado da federação define um valor máximo de isenção para doações. Acima desse valor há a obrigação de pagar imposto, que varia de 1% a 8% do montante doado. Uma doação de R$ 100 mil implica, em média, em R$ 4.000 de tributos devidos.

A proposta de isenção de tributação para doações sem fins lucrativos é uma vitória importante para as organizações da sociedade civil. Este setor é fundamental para o Brasil, atuando em áreas como educação, saúde, assistência social, cultura e meio ambiente.

As organizações sociais atuam às vezes em conjunto com o governo, em parceria com as políticas públicas, e em outras de forma a pressionar o setor público e o privado para melhorias de suas leis e práticas. A recente pandemia que impactou o Brasil e o mundo demonstrou novamente a importância da sociedade civil no combate à pobreza e à fome e na atenuação dos efeitos da crise.

A reforma também traz uma marca importante. Segundo pesquisa do Gife - Grupo Institutos, Fundações e Empresas e da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil era um de três países a taxar doações sem fins lucrativos, junto com Croácia e Coreia do Sul.

A grande maioria do mundo não tem esse imposto. Ao contrário, é comum haver leis para incentivar a doação de cidadãos e empresas para o setor social. Felizmente, o Brasil deixará de fazer parte desse pequeno clube de nações que taxam a intenção de fortalecer organizações da sociedade civil.

Este resultado é reflexo de anos de estudos, diálogo e pressão por parte de organizações representativas da sociedade civil, entre as quais as que assinam este artigo.

Foi um processo de conversas constantes entre sociedade, governo, representantes do legislativo, pesquisadores e movimentos sociais. Aos poucos foi amadurecendo a ideia de que este era um imposto injustificável, pois trazia poucos recursos ao caixa governamental, ao custo de um menor valor dedicado a ações sociais e muita burocracia para governos e sociedade civil.

É fácil prever algumas das boas consequências que virão pela frente. Entre elas, mais recursos para as organizações sociais e suas iniciativas, menos uma barreira às doações de empresas e cidadãos, mais clareza e segurança jurídica.

Sendo um imposto estadual, cada unidade da federação tinha regras e procedimentos diferentes sobre como cobrar o tributo. Para organizações que recebem doações de todo o país, uma grande dor de cabeça a menos.

Se essa batalha do fim do imposto sobre doações para organizações sem fins lucrativos foi vencida, ainda resta ver como será a regulamentação e a implementação da lei. O principal risco é de que o fim da incidência do imposto seja estendido a apenas parte das organizações —por exemplo, aquelas que têm alguma certificação governamental. Ela deveria beneficiar todas as organizações de interesse público, como prevê o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/14).

É tempo de celebração. Contudo, logo devemos voltar à prática constante de diálogo, cuidado e acompanhamento das ações de governos e casas legislativas.

A doação é uma das melhores e mais importantes expressões da generosidade do povo brasileiro. Precisamos assegurar que esse comportamento seja cada vez mais valorizado e estimulado por nossas leis, impulsionando o importante o trabalho do setor social por um país mais justo e menos desigual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.