Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Semana das Boas Ações é convite à solidariedade e ao voluntariado

Entre 11 e 18 de maio, pessoas, organizações e empresas se engajam em ações voluntárias pelo Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Morais Assunção

Fundador do Atados, plataforma que conecta de forma gratuita pessoas a oportunidades de voluntariado em causas sociais.

Rosa Diaz

Coordenadora do Dia das Boas Ações no Brasil

As pesquisas Voluntariado no Brasil 2021 e Doação Brasil 2023 mostraram que os brasileiros têm forte engajamento em atividades voluntárias. Em 2021, 57 milhões de pessoas fizeram algum tipo de trabalho neste sentido.

E não só isso: 84% dos brasileiros realizaram algum tipo de doação em 2022, seja de dinheiro, de tempo ou de outros recursos. A vontade de ajudar não se limita a um perfil, pois homens e mulheres de todas as idades e com diferentes níveis de escolaridade estão ajudando. Em média, pessoas dedicam 18 horas por mês ao engajamento em causas sociais.

Movidas por esse espírito de solidariedade, plataformas virtuais têm desempenhado papel importante na conexão entre pessoas e oportunidades de voluntariado. Dentro desse cenário, destaca-se o Atados, lançado em 2012, que vem coordenando o Dia das Boas Ações (DBA) no Brasil desde 2016.

Pai e filho trabalham em ação de voluntariado
Dia das Boas Ações é movimento global de voluntariado que busca promover engajamento social em diferentes áreas - Ronkaly Souza/Folhapress

A iniciativa, criada pela empresária e filantropa Shari Arison, faz parte de movimento global presente em mais de cem países, colocando nosso país como força ativa no voluntariado mundial.

Em 2024, vamos celebrar a 18ª edição global do Dia das Boas Ações e a nona edição no Brasil. Entre 11 e 18 de maio, brasileiros serão convocados a participar de uma série de iniciativas, que vão desde doação de sangue até mutirões de limpeza e rodas de conversa sobre temas como saúde mental e sustentabilidade.

O objetivo é promover solidariedade e engajamento social em diversas causas. Para voluntários e organizações interessadas na Semana das Boas Ações, o site oficial é o principal canal para encontrar iniciativas, participar de ações existentes ou propor novas atividades. Valorizamos todas as formas de colaboração, tanto individuais quanto empresariais.

Organizações e projetos sociais em busca de apoio e voluntários são igualmente incentivados a se registrarem na plataforma, que facilita a divulgação de atividades e de necessidades específicas, promovendo solidariedade e colaboração coletiva.

Também é possível localizar ações pelo instagram @diadasboasacoes e peloo email contato@atados.com.br. Encorajamos também o uso das hashtags #TransformacaoColetiva, #DiaDasBoasAções e #DBA2024 nas redes sociais para ampliar o alcance e a visibilidade das iniciativas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.