Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman

Nos EUA a teoria da conspiração sai dos trilhos com o trem

Foram os progressistas conscientes que causaram o desastre ferroviário em Ohio?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 3 de fevereiro, um trem que transportava materiais perigosos descarrilou em East Palestine, em Ohio. Parte do conteúdo pegou fogo imediatamente. Três dias depois, as autoridades liberaram e queimaram material adicional de cinco vagões-tanque. Esses incêndios causaram níveis elevados de produtos químicos nocivos no ar local, embora a Agência de Proteção Ambiental diga que a poluição não foi grave o suficiente para causar danos à saúde em longo prazo.

Descarrilamentos de trens são bastante comuns, mas podemos ver que este pode se tornar uma questão política. Afinal, o governo Obama tentou melhorar a segurança ferroviária, por exemplo, exigindo freios modernos superiores em trens de alto risco, e depois o governo Trump reverteu esses regulamentos. Acontece que esses regulamentos provavelmente não teriam evitado o descarrilamento de Ohio, porque eram muito limitados para cobrir esse trem em particular. Ainda assim, os acontecimentos em East Palestine parecem, à primeira vista, fortalecer a tese progressista por uma regulamentação mais forte da indústria e prejudicar a tese conservadora contra a regulamentação.

Em vez disso, no entanto, a direita está no ataque, alegando que a culpa pelo desastre em Ohio é do governo Biden, que segundo ela não se importa com as pessoas brancas, ou mesmo é ativamente hostil a elas.

Isso é vil. Também é incrível. Até onde posso dizer, os comentaristas de direita acabaram de inventar uma nova classe de teoria da conspiração, que nem sequer tenta explicar como a suposta conspiração deveria funcionar.

As teorias da conspiração geralmente têm duas formas: aquelas que envolvem um grupo pequeno e poderoso e as que exigem que milhares de pessoas estejam em conluio para ocultar a verdade.

Historicamente, as teorias sobre grupos poderosos muitas vezes foram ligadas ao antissemitismo, à crença de que os Sábios de Sião e/ou os Rothschilds estavam moldando a história –visão defendida por algumas pessoas realmente poderosas, incluindo Henry Ford. Hoje em dia, porém, o exemplo mais destacado é o QAnon, com sua alegação de que uma rede secreta de pedófilos controla o governo dos Estados Unidos. E neste ponto, é claro, os adeptos do QAnon detêm um poder significativo na bancada republicana da Câmara.

O problema das teorias da cabala secreta é que, embora sejam geralmente absurdas, são difíceis de refutar definitivamente. O presidente Biden é realmente um lagarto alienígena que muda de forma? O médico da Casa Branca dirá que não, mas como você sabe que ele também não é um lagarto?

O outro tipo de teoria da conspiração, ao contrário, parece ser fácil de refutar, porque milhares de pessoas teriam que participar da trama, sem que uma única saísse das fileiras. Um excelente exemplo disso, ainda com grande influência na direita, é a afirmação de que a mudança climática é uma farsa. Para acreditar nisso, você precisa alegar que milhares de cientistas estão conspirando para falsificar as evidências. Mas isso não impediu que a crença de que a mudança climática não é real se generalizasse na direita política nos Estados Unidos, e talvez até a dominasse.

A Grande Mentira sobre a eleição "roubada" de 2020 parece entrar na mesma categoria, exigindo que funcionários eleitorais em todo o país cometessem prevaricação. No entanto, a grande maioria dos republicanos disse às pesquisas que não acreditava que Biden realmente tenha vencido.

E há uma nova teoria da conspiração por aí: a de que a Guerra da Ucrânia não está realmente acontecendo, que é algum tipo de farsa. Quem poderia acreditar que todas as reportagens, todas as filmagens são inventadas? Bem, o primeiro conselheiro de segurança nacional de Donald Trump aparentemente agora é um verdadeiro defensor da guerra na Ucrânia, e não ficarei surpreso se começarmos a ouvir isso de muitas pessoas de direita.

Mas a teoria da conspiração sobre o descarrilamento de Ohio leva isso a um nível totalmente diferente. Quando Tucker Carlson sugere que ele aconteceu porque East Palestine é uma comunidade rural branca, com outro apresentador da Fox News chegando a dizer que o governo Biden está "derramando produtos químicos tóxicos em brancos pobres", como isso poderia ter ocorrido? Como os funcionários de Biden arquitetaram um descarrilamento de uma empresa ferroviária do setor privado, operando em trilhos de propriedade privada, que fez lobby contra regulamentos de segurança mais rígidos?

O governo também não economizou na ajuda a desastres. Várias agências federais chegaram rapidamente ao local, e o governador republicano de Ohio disse sobre a resposta federal: "Não tenho reclamações (...) estamos recebendo a ajuda de que precisamos".

Mas não importa. Algo ruim aconteceu com os brancos conservadores, então certamente os progressistas conscientes, "woke", devem ter sido os responsáveis.

Diante do que aprendemos sobre como a Fox lidou com as alegações de uma eleição roubada –alimentando a Grande Mentira em público enquanto zombava dela em particular–, um bom palpite é que a rede e outros comentaristas de direita sabem perfeitamente bem que suas acusações sobre o descarrilamento são lixo. Mas eles conhecem seu público e provavelmente acreditam que é um bom negócio propor teorias de conspiração racistas, mesmo que não façam nenhuma lógica.

Claro, não adianta apelar à melhor natureza da direita. Mas deixe-me fazer um apelo à grande mídia: por favor, não relatem isso como se houvesse uma controvérsia real sobre quem é o responsável pelo desastre em East Palestine.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.