Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu Estados Unidos Eleições EUA

Por que Biden deveria destacar o sucesso econômico

É bizarro argumentar que os americanos não estariam sentindo melhoras na economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A economia dos Estados Unidos acaba de passar por um ano extraordinariamente bem-sucedido. Muitos economistas (embora nem todos nós) previram que controlar a inflação exigiria uma recessão e um período prolongado de alto desemprego. Em vez disso, a inflação despencou —nos últimos seis meses, a medida preferida pelo Federal Reserve para a inflação subjacente tem ficado ligeiramente abaixo da taxa-alvo de 2%— mesmo com a economia em alta, com o produto interno bruto real aumentando 3,1% e o emprego aumentando em 2,9 milhões.

O presidente dos EUA, Joe Biden, reage ao fazer comentários na Casa Branca, em Washington - Kevin Lamarque - 8.fev.24/Reuters

Caso você esteja se perguntando, o relatório de inflação um pouco alto desta terça-feira (13) não muda muito a história. Nunca se deve dar muita importância aos dados de um mês, especialmente para janeiro, que costuma ser instável. Como o Goldman Sachs observou antecipadamente em um boletim, o banco espera "um impulso temporário" no índice de preços ao consumidor principal "devido a aumentos de preços no início do ano, que esperamos ser mais pronunciados nas categorias de medicamentos prescritos, seguro de carro, tabaco e serviços médicos".

Fundamentalmente, o quadro econômico continua muito bom.

No entanto, continuo ouvindo analistas políticos e comentaristas dizendo que o presidente Joe Biden não deveria se gabar da boa economia, porque os americanos não estão sentindo isso, e falar das boas notícias faz os democratas parecerem desconectados.

Este é um conselho muito estranho.

Para começar, quando ser humilde em relação à economia já funcionou como estratégia política? Donald Trump se gabou da criação de empregos em maio de 2020, quando a taxa de desemprego era de 13,3%, porque havia caído em relação aos 14,7% do mês anterior. Isso o prejudicou? Os especialistas estão sugerindo que Biden emule Jimmy Carter falando sobre mal-estar nacional?

Além disso, a premissa factual deste comentário está errada. Todas as principais pesquisas de sentimento do consumidor mostram que os americanos estão, de fato, cientes de que a economia está melhorando. A venerável pesquisa de Michigan mostra que o sentimento do consumidor disparou nos últimos meses. Outra pesquisa de longa data, do Conference Board, mostra que a avaliação dos consumidores da "situação atual" está de volta ao patamar de 2018. E um novo participante, o Civiqs, também mostra uma melhora substancial desde 2022, que se acelerou nos últimos meses.

Por que o sentimento do consumidor está aumentando? Pode ser o aumento do mercado de ações. Também pode refletir o fato de que a cobertura jornalística sobre a economia se tornou muito mais positiva nos últimos meses.

É verdade que essas pesquisas ainda mostram um sentimento do consumidor significativamente pior do que se poderia esperar, dada a baixa taxa de desemprego, a queda da inflação e o aumento dos salários reais. Mas grande parte disso reflete o papel crescente do partidarismo no sentimento econômico. Os americanos estão cada vez mais propensos a julgar a economia com base em qual partido político preferem que esteja na Casa Branca.

E embora esse efeito se aplique aos dois lados da divisão política, é muito mais forte para os republicanos. De acordo com os dados do Civiqs, a visão dos republicanos sobre a economia mudou de fortemente negativa para esmagadoramente positiva depois que Donald Trump assumiu o cargo, depois se tornou quase unanimemente negativa quando Biden assumiu e permaneceu assim, apesar das boas notícias ao longo do último ano.

De acordo com os dados de Michigan, os republicanos classificam a economia atual como pior do que a economia de junho de 2009, quando o desemprego era de 9,5%, ou junho de 1980, quando a inflação era superior a 14%.

As percepções dos democratas se comportam de maneira muito diferente. Não é apenas que eles veem a economia de Biden de forma muito mais favorável do que os republicanos; sua avaliação é responsiva às condições de uma maneira que a dos republicanos não é. Uma medida simples do estado da economia é o "índice de miséria", a soma do desemprego e da inflação; esse índice piorou nos primeiros 18 meses de Biden, quando a inflação disparou, e depois melhorou muito. As opiniões dos democratas caíram à medida que o índice de miséria aumentou e depois subiram à medida que o índice caiu.

E os independentes? Basicamente, eles não existem. Os cientistas políticos sabem há muito tempo que a maioria dos eleitores que se declaram independentes se comporta como republicanos ou democratas.

O que isso me diz sobre a política é que, embora as avaliações médias da economia dos Estados Unidos ainda estejam um pouco deprimidas, isso reflete em grande parte a hostilidade inabalável das pessoas que nunca, jamais votarão nos democratas, não importa o que aconteça. Os eleitores potencialmente persuadíveis estão, de fato, cientes de que a economia está indo bem.

Então, de onde vem a visão de que os democratas não devem falar sobre seu sucesso econômico? Minha suposição é que pelo menos alguns especialistas decidiram há um ano ou mais que os eleitores simplesmente não estavam sentindo as boas notícias e estão se agarrando a essa visão, mesmo que as evidências tenham mudado. Ou seja, neste ponto, eles nem estão dizendo que devemos ignorar os dados econômicos e focar nas vibrações; agora que as vibrações mudaram, eles estão dizendo que devemos nos concentrar não nas pesquisas de consumidores, mas em suas próprias vibrações sobre as vibrações.

Uma questão especial: continuo ouvindo dizer que os americanos não se importam com a taxa de inflação, apenas com o nível de preços. Isso pode parecer plausível, mas o fato é que os eleitores persuadíveis começaram a se sentir muito melhor em relação à economia quando a inflação diminuiu, mesmo que os preços ainda estejam subindo.

Uma coisa que é verdade é que, até agora, os eleitores não parecem estar dando crédito a Biden pela boa economia. Isso pode ou não ser apenas uma questão de tempo. Mas se você está presidindo uma boa economia e os eleitores persuadíveis parecem estar cientes de que é uma boa economia, por que diabos você não tentaria reivindicar o crédito?

E, por mais que valha a pena, eu argumentaria que Biden merece pelo menos parte do crédito por uma economia que está melhor do que a de qualquer outra grande nação avançada. No mínimo, o desempenho dos EUA refuta as duras críticas à política de Biden feitas não apenas pelos republicanos, mas por alguns democratas.

Portanto, sim, Biden deve destacar seu histórico econômico. É bizarro argumentar o contrário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.