Pedro Luiz Passos

Empresário, conselheiro da Natura.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Luiz Passos

Acenos de Bolsonaro na economia têm de virar rapidamente ações concretas

É preciso evitar o risco de abreviar o voto de confiança digitado nas urnas pela maioria

As primeiras palavras de Jair Bolsonaro já na condição de presidente eleito, na noite de domingo (28), começaram a delinear as diretrizes de seu governo, depois de uma campanha raquítica em discussão programática por todos os candidatos, sem exceção, e em que a maioria votou mais com o fígado que com a razão.

Bons sinais foram emitidos em seu discurso de vitória, com a manifestação de respeito à Constituição e às instituições, em contraponto à retórica truculenta que pontuou seus sete mandatos de deputado federal.

Igualmente tranquilizadoras foram as manifestações de que falava a “todos os brasileiros”, e não apenas aos seus eleitores, numa atitude necessária para começar a desarmar a tensão acirrada no segundo turno.

É um primeiro passo para criar um ambiente mais favorável ao encaminhamento dos graves problemas das contas públicas, da ineficiência do Estado e da baixa produtividade da economia.

Pela primeira vez, ele abordou de frente tais questões, de modo a tentar influenciar positivamente as expectativas, gerar confiança e balizar as decisões empresariais, virtualmente estagnadas há quase uma década.

Tais problemas, antigos e nunca resolvidos com firmeza, ganharam espaço relevante em suas falas e nas do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Aguarda-se o roteiro completo, especialmente quanto à encruada e essencial reforma da Previdência, já que, como se diz, o diabo mora nos detalhes.

Fortalecido pelo anúncio de que vai dirigir um megaministério, englobando Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, Guedes listou, entre suas prioridades, a independência formal do Banco Central e um agressivo programa de privatizações, para abater dívida pública e dar agilidade à estrutura do Estado.

Tais intenções reforçam o viés liberal do novo governo, conforme sinalizado pelo presidente eleito. Nesse contexto, Guedes minimizou a importância do Mercosul em favor de um movimento de integração ampla do Brasil à economia global, com a derrubada gradual do protecionismo tarifário e de subsídios.

Para que tais iniciativas não hibernem indefinidamente no campo das boas intenções, esperam-se habilidade e perseverança do novo presidente para enfrentar uma quantidade infindável de lobbies tão ativos quanto retrógrados.

A revoada de missões rumo a Brasília com “sugestões ao novo governo” se intensificou nesta semana. Todo cuidado é pouco, uma vez que são estes que se opõem à modernização da economia, entre corporações de funcionários, ameaçadas de perder seus privilégios, e grupos empresariais interessados em retardar o processo de abertura da economia.

Além disso, Bolsonaro terá de conciliar a visão liberal e internacionalista que parece predominar na orientação econômica do futuro governo com o histórico de nacionalismo do estamento militar. Já houve discordâncias, por exemplo, quanto à amplitude das privatizações, insinuando que podem existir fontes de conflito entre as duas correntes.

Tais desafios e contradições não são inéditos às coalizões de forças que dominam a política nas últimas décadas. A incapacidade de superá-los levou ao colapso dos partidos políticos e à estagnação econômica, formando o pano de fundo da enorme insatisfação social refletida nas eleições. 

Os acenos de Jair Bolsonaro, por tudo isso, precisam transformar-se rapidamente em ações concretas, sob o risco de abreviar o voto de confiança digitado nas urnas pela maioria dos eleitores.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.