Priscilla Bacalhau

Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Priscilla Bacalhau
Descrição de chapéu Fies Enem

Educação não pode depender apenas de vocação

Valorização precisa ir muito além de desejar feliz dia dos professores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde 1963, o Brasil celebra o Dia do Professor em 15 de outubro, um feriado escolar que presta homenagem aos educadores. A essência desse dia, conforme estabelecido por decreto presidencial, é a valorização do papel dos mestres na sociedade moderna, envolvendo alunos e suas famílias. Seis décadas depois, a discussão sobre o reconhecimento da profissão docente permanece atual e relevante.

Essa celebração teve início no estado de São Paulo alguns anos antes. A origem é atribuída ao educador paulista Salomão Becker (1922-2006). Uma de suas frases mais célebres, "professor é profissão; educador é missão", ainda ressoa profundamente entre os profissionais da educação. A missão inclui enfrentar o desprestígio da carreira, a falta de recursos, salários aquém do justo, extensas jornadas de trabalho, carência de um plano de carreira e o aumento da violência nas escolas.

Sala de aula de prédio da Politécnica da USP vazio - Danilo Verpa/Folhapress

Diante dos desafios no exercício da profissão docente, especialmente na escola pública, parece ser preciso mesmo muito amor à missão de educar para não desistir. Nossos professores ensinam por amor e, em muitos casos, por falta de alternativas no mercado de trabalho. Aqueles que veem o magistério como uma missão e persistem em sua vocação para educar, apesar das barreiras e baixos salários, têm o poder de impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes.

Entretanto, a educação não pode depender apenas de vocação, pois os "professores por amor" não podem atender a todas as crianças. Se não houver um corpo de professores bem qualificado e com condições de trabalho adequadas, a desigualdade de acesso à educação de qualidade irá continuar crescendo. Somente por meio da devida profissionalização da carreira docente, mais profissionais bem preparados serão atraídos para o magistério.

Infelizmente, a formação de professores vem enfrentando desafios crescentes nos últimos anos. Os dados do Censo do Ensino Superior de 2022, divulgados essa semana, mostram um cenário de expansão de cursos à distância, em especial após a pandemia. Nos cursos de licenciatura de instituições privadas, 94% dos novos alunos, futuros professores, matricularam-se em cursos à distância. O crescimento desenfreado da modalidade, não acompanhado de supervisão rigorosa por parte dos entes responsáveis, coloca em risco a qualidade da formação inicial, um pilar essencial da profissionalização da carreira docente.

Enquanto o ensino não for valorizado plenamente como uma profissão, continuaremos a depender de heroicos professores, não necessariamente bem formados, para educar os poucos que eles conseguem alcançar. E a valorização precisa ir muito além de desejar feliz dia dos professores.

Erramos: o texto foi alterado

Versão inicial deste texto dizia que o educador Salomão Becker havia nascido em 1992.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.