PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Palmeiras precisa de paciência para formar um bom time

Para conseguir, não se pode cogitar demissão de técnico a cada quatro meses

Lucas Lima foi substituído aos 30 minutos do segundo tempo, depois de trocar 34 passes e errar 10% deles. Novamente, não foi bem. Neste ano, o meia contratado do Santos marcou um gol e deu seis assistências. É pouco.

Como Lucas Lima, o Palmeiras jogou menos do que pode.

Por mais que a torcida escolha um vilão a cada tropeço, é impossível dizer que Dudu não faz um bom ano. Depois de jogar mal na derrota para o Corinthians, em Itaquera, na derrota por 2 a 0 na fase de classificação do Paulista, Dudu reagiu.

Jogador Lucas Lima, meia do Palmeiras, bate no peito para comemorar comemorar gol no Campeonato Paulista
Lucas Lima, meia do Palmeiras, comemora gol no Campeonato Paulista - Cesar Greco/ Agência Palmeiras

Sobre o capitão do Palmeiras, já se discutiu muito seu posicionamento. Quando jogava como meia central, com Marcelo Oliveira, em 2015, a crítica era por não jogar pela esquerda. Quando Roger Machado escalou-o pela direita e ele se destacou contra o Junior, em Barranquilla, houve quem perguntasse se não jogava bem antes por estar na esquerda. Não era por isso.

A posição também não é o problema de Lucas Lima. Cabe a ele buscar o jogo e achar o lugar exato para receber onde possa decidir. Em vez de ficar de frente para o volante, como fez diante de Rodrigo Dourado, precisa abrir pelos dois lados e buscar as costas do cabeças de área. O sistema não o prejudica. Ajuda. À exceção de Borja, ninguém tem mais liberdade do que Lucas Lima no Palmeiras.

Nem Dudu, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Internacional e visto dando carrinho na linha de fundo defensiva.

Rodriguinho é um exemplo de quem encontra espaços onde aparentemente não há. A comparação não é exatamente correta, porque Lucas Lima joga como meia, Rodriguinho como atacante. É meio-campista de origem, mas joga à frente da linha de quatro do centro.

Poderia se ressentir, desculpar-se por estar fora de posição. Em vez disso, sempre dá um passo atrás ou para o lado, para aparecer onde ninguém se aproxima para lhe tomar a bola. Foi assim no gol do título paulista, no Allianz Parque, e na pequena área da Vila Capanema, contra o Paraná Clube.

O Palmeiras recebeu pressão do Internacional nos minutos finais do Pacaembu. Venceu com menos posse de bola do que o rival gaúcho. Abriu mão do tipo de jogo de que Roger Machado mais gosta. A marcação adiantada não apareceu e só 6 de 30 desarmes aconteceram depois do meio de campo.

Há momentos em que, mais do que encantar, é preciso ganhar. A procura do Palmeiras é ter um time antagônico ao do Corinthians. O Corinthians marca, o Palmeiras quer ser criativo, envolvente, ditar o ritmo. Dá trabalho fazer isso. Para conseguir, não se pode cogitar demissão de técnico a cada quatro meses.

O Corinthians colhe o que plantou durante dez anos. Não se reconhecia isso na derrota para o Sport, no Recife, em 2008, nem quando Tite perdeu do Guaraní do Paraguai, em 2015. Mas ter identidade ajuda o Corinthians com reforços discretos como Sidcley, Rodriguinho, Mateus Vital...

O palmeirense vai ao aeroporto recepcionar contratações. Depois, à arquibancada para reclamar delas.

O Corinthians tem seis pontos na parte de cima da tabela. O Palmeiras precisará de paciência para alcançá-lo. 

A mesma paciência será necessária para descobrir daqui a alguns meses que está formando um bom time.

 

SALADA
O risco de mexer taticamente a cada jogo é confundir mais seu próprio time do que o rival. Militão foi lateral direito em Fortaleza. Contra o Atlético-PR, fechou a linha de quatro pela esquerda. Não foram três beques. Antes de achar a formação, nem Éverton vai ajudar. 

SANTOS
O primeiro tempo do Santos, em Salvador, foi péssimo. Só Rodrygo criou chance de gol. A melhora na segunda etapa foi insuficiente e a falha da defesa no gol do Bahia, imperdoável. O retorno de Bruno Henrique vai ajudar, desde que Jair Ventura encontre o lugar para Rodrygo.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.