PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

O novo Banguzinho de Felipão foi um timão

Palmeiras escalado pelo técnico gaúcho no clássico teve atuação convicente

O técnico Luiz Felipe Scolari gesticula durante o clássico entre Palmeiras e Corinthians neste domingo (9), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro
O técnico Luiz Felipe Scolari gesticula durante o clássico entre Palmeiras e Corinthians neste domingo (9), no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro - Paulo Whitaker/REUTERS

Jair Ventura trocou seus pontas de lado no intervalo do clássico contra o Palmeiras para proteger o setor do lateral Mantuan, pressionado pela boa atuação de Dudu. Felipão atacou do lado oposto. Aos 11 min do segundo tempo, Pedrinho não marcou Marcos Rocha e o cruzamento por baixo chegou perfeito ao pé de Deyverson. O ponteiro dos segundos deu apenas mais uma volta antes de Pedrinho ser impiedosamente substituído por Clayson.

O Corinthians titular preocupou-se em defender. O Palmeiras B, de Brasileiro, em atacar. Lembre-se que o Palmeiras não tem time reserva. Tem duas equipes distintas. Está cada vez mais evidente a estratégia de Felipão e, como convence o elenco inteiro a se comprometer por cada disputa, tem enorme chance de fechar o ano com pelo menos um título.

Dudu correu como não fazia há um ano e Deyverson recuperou a confiança da torcida. Sua comemoração com choro e abraço no treinador vai exatamente ao encontro do que diz Mancini, herói do Banguzinho do Grêmio, campeão gaúcho de 1995. Os jogadores não esquecem quem confia neles.

Não é só motivação. O dérbi mostrou fatores táticos importantes no Palmeiras. Ralf foi questionado, ao final do primeiro tempo, por que razão o Corinthians tinha dificuldades na saída de bola. Respondeu: “É normal, eles estão na casa deles e marcando muito.” 

A última frase conta mais. Apesar de o Corinthians jogar todo o primeiro tempo no campo defensivo, o Palmeiras desarmou mais e com 70% das recuperações no campo de ataque.

O atacante Deyverson comemora seu gol para o Palmeiras no clássico diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro
O atacante Deyverson comemora seu gol para o Palmeiras no clássico diante do Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - Paulo Whitake/REUTERS

Felipão faz sempre questão de não esclarecer sua estratégia. Questionado sobre a escalação de Dudu, declarou um minuto antes do apito inicial: “Os departamentos do clube entenderam que, em função de algumas situações do que se pretende fazer no jogo, ele tem condição para 45 minutos.” 

Dudu jogou a partida toda e foi dos que mais batalharam para as interceptações no campo ofensivo. O único defeito do Palmeiras que sobrevive na briga pelos três títulos do ano é recuar demais quando tem a vantagem.

Corinthians não mudou

A troca de Osmar Loss por Jair Ventura foi motivada por uma campanha de 29 partidas em que o time não venceu 19. Nenhum corintiano queria a continuidade. Mas Ventura seguirá com a mesma dificuldade de Loss. Não se perde sete jogadores impunemente. 

“O maior problema foi a saída de toda a comissão técnica”, diz Andrés Sanchez. O presidente segue acreditando que etapas foram queimadas. Loss seria o substituto de Carille no futuro, não em 2018. Não foram apenas etapas queimadas. O elenco foi desmontado.

É só observar os Campeonatos Brasileiros desta década para entender que o campeão sempre foi quem resistiu ao êxodo o máximo possível. 

O Corinthians do ano passado não vendeu ninguém. Em 2015, trocou Guerrero por Vágner Love e manteve o restante. O Palmeiras de 2016 vendeu Gabriel Jesus, mas só abriu mão do atacante depois do título sacramentado.

O Cruzeiro de 2013/2014 e o Fluminense de 2012 seguiram o mesmo roteiro. É assim desde 2003, quando o Cruzeiro segurou Alex e o São Paulo vendeu Kaká. Sem Rodriguinho, Balbuena, Maycon e Sidcley, Jair Ventura terá dificuldades. Fábio Carille também teria.

Campinhos PVC
Núcleo de Imagem

São Paulo piorou

Apesar da vitória sobre o Bahia, o São Paulo já teve dias melhores. Depois da Copa, com João Rojas, Everton, Diego Souza e Nenê, ganhou 16 de 21 pontos disputados. Sem Éverton, Aguirre escala Rojas ora pela esquerda, ora pela direita. Seguem sendo Nenê, no passe, e Diego Souza, no gol, os homens fundamentais. 

De Série A

O Inter venceu o Grêmio e Odair Hellmann consagrou seu lado motivador. Nos últimos seis meses, apontou para o trabalho de Uendel mesmo depois dele perder a posição para Iago. Quando muitos julgavam que Zeca jogaria na lateral esquerda, Hellmann confiou em Uendel. Foi dele o passe para o gol da vitória.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.