PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Situação de Neymar começa a lembrar a de Zico em 1986

Talvez Tite evite tocar no assunto e os médicos não façam previsões para não repetir erros do passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comissão técnica da seleção não fará previsões sobre o retorno de Neymar. As imagens são sempre bonitas, depois do horror de ver seu tornozelo inchado em rede nacional. Neymar andando, Neymar nadando, Neymar na academia...

Ninguém sabe quando ele volta.

A ideia inicial de que voltará nas oitavas de final não está descartada, nem confirmada. Parece mais provável que jogue as quartas, se o Brasil chegar lá. A primeira semana em Turim e Doha animou. Os rivais perdiam jogadores, Benzema voltou para a França, Timo Werner não pôde ser convocado, Reece-James e Chilwell não vieram com a Inglaterra, Lo Celso foi cortado da Argentina.

Pela quarta Copa seguida, o corte não fez parte do noticiário.

Neymar com a maior parte do corpo submerso e a cabeça para fora da água fazendo exercícios
Neymar se recupera na piscina; CBF tem divulgado imagens do tratamento do jogador - Lucas Figueiredo - 30.nov.22/CBF

Até o Mundial da Alemanha, podia-se apostar que alguém iria cair. Rogério (1970), Clodoaldo (1974), Careca (1982), Toninho Cerezo (1986), Ricardo Gomes (1994), Romário (1998), Emerson (2002), Edmílson (2006).

Neylor Lasmar, pai do atual médico da seleção, Rodrigo Lasmar, conta que Careca sentiu a coxa na semana anterior à estreia na Espanha. Ele examinou e decretou: distensão muscular. Não havia ressonância magnética e o presidente da CBF, Giulite Coutinho, achou exagero. "Eu sou o médico", respondeu Neylor.

Neylor não conseguia dormir aquela noite, tenso com a possibilidade de sua avaliação não estar 100% correta. Às 7h da manhã seguinte, toca o telefone de seu quarto. Era Careca: "Doutor, corre aqui. Minha coxa está toda preta." E Neylor: "Graças a Deus!"

O diagnóstico estava certo.

Neymar não foi nem será cortado. É vítima do tornozelo, que também fustiga Messi e Mbappé, mas não os retira de combate.

A situação de Neymar começa a lembrar a de Zico, em 1986, e a de Romário, em 1990. A aflição de tentar saber se o Galinho poderia jogar na segunda, ou na terceira rodada, se seria titular nas quartas de final, tudo importava mais do que a avaliar o desempenho ruim do Brasil.

Melhorou quando Zico entrou contra a Irlanda do Norte, foi promissor contra a Polônia, nas oitavas, e jogou bem contra a França, partida da eliminação.

Talvez Tite evite tocar no assunto e os médicos não façam previsões justamente para não repetir erros do passado. É a seleção brasileira na Copa do Mundo, não é Neymar.

No 7 a 1, o grupo pediu força a Neymar e demonstrou fragilidade. Agora é momento de descobrir quem pode fortalecer o time. Mesmo assim, há uma pergunta inevitável para Tite: o Brasil pode ganhar a Copa sem Neymar? Poder pode.

Há times mais fortes do que o Brasil. A boa atuação da estreia, sem brilho do camisa 10, contrasta com a atuação irregular contra a Suíça. Há de se medir a força do adversário. As próximas duas semanas podem mostrar suíços e sérvios mais fortes do que os poloneses, vencidos sem piedade pelos argentinos.

A Espanha é candidata ao troféu. A França também, mesmo com os problemas de vestiário, especulados mais uma vez com Mbappé tirando a bola de Griezmann para cobrar uma falta, contra a Tunísia. A Argentina tem Messi, líder de jovens talentosos –Enzo Fernández, Mac Allister e Julián Álvarez.

Contra Camarões, é preciso medir a atuação do Brasil.

Neymar é o primeiro jogador a vestir a camisa 10 por três Copas do Mundo, depois das quatro de Pelé. Zico vestiu em duas, porque Rivelino estava em seu terceiro mundial, em 1978, pela segunda vez com o manto sagrado.

O terceiro Mundial de Neymar não precisa se parecer com o último de Zico.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.