PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Libertadores

Luxemburgo terá final em seu 11º jogo no Corinthians

Treinador pediu dez jogos para mostrar serviço; o próximo será decisivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vanderlei Luxemburgo completou seu décimo jogo como técnico do Corinthians, exatamente o número de partidas solicitado à torcida como carência para a cobrança de bons resultados. No 11º compromisso, quarta-feira (7), em Quito, terá sua decisão. Vencer o Independiente del Valle deixará o Corinthians a um jogo da classificação para as oitavas de final da Libertadores.

Perder significará eliminação na fase de grupos. Apesar de duas quedas nas fases preliminares, contra Tolima, em 2011, e Guaraní, em 2020, o Corinthians não é eliminado numa chave de quatro equipes desde sua primeira participação na Libertadores, em 1977.

Luxemburgo, na emergência, adotou três zagueiros - Carla Carniel - 14.mai.23/Reuters

Por vezes, em suas entrevistas coletivas, Vanderlei Luxemburgo lembra a letra de "Quase Sem Querer", da Legião Urbana: "O que eu mais queria era provar para todo o mundo que eu não precisava provar nada para ninguém". Se estivesse em casa, deitado sobre seu recorde de títulos paulistas e brasileiros, não precisaria.

Falaria sobre suas glórias e fracassos. O Corinthians não parece um lugar tão ruim para se trabalhar como foram Vasco e Cruzeiro, em 2021. Fácil também não é.

Razão pela qual a torcida comemorou e a imprensa elogiou o desempenho contra o Atlético. Por mais que Eduardo Coudet tenha contribuído colocando Hulk no banco e adotando escalação com cinco reservas, a estratégia de Luxemburgo deu certo. Foi inteligente ao proteger a defesa e dar liberdade para Fagner e, principalmente, Renato Augusto.

No passado, Luxemburgo só recorria aos três zagueiros em situações específicas. O Cruzeiro da tríplice coroa, em 2003, começou o ano disputando algumas partidas assim. Dava liberdade a Alex, o craque, fortalecia o sistema defensivo. Quando alcançou estabilidade defensiva, abriu mão do sistema, e o Cruzeiro voou para dois títulos nacionais no mesmo ano, Brasileiro e Copa do Brasil.

No Santos, campeão paulista de 2006, montava o sistema defensivo com Ávalos, Manzur e Ronaldo Guiaro, para liberar Kleber, seu lateral esquerdo e, também, maior talento.

No Corinthians, a escolha é pela emergência.

São duas vitórias em dez jogos, cinco derrotas no período solicitado de carência, e nem assim dá para apontar toda a culpa para o treinador.

Da estreia na Libertadores, com sete titulares acima dos 31 anos, até a derrota para o América, Luxemburgo diminuiu a média de idade e passou a escalar três veteranos. Os defeitos prosseguem, parte da responsabilidade do técnico, muito da montagem do elenco.

Foram 11 gols sofridos e só sete gols marcados, cinco deles de Róger Guedes. Mais da metade dos anotados desde a chegada do treinador. Pensando em toda a temporada, Guedes marcou 18 dos 36 anotados pelo Corinthians. Se metade dos gols é de um jogador só, as coisas não vão bem há muito tempo.

Não importa a culpa, mas o trabalho. Rival de quarta-feira no Equador, o Independiente del Valle ganhou dois dos seus últimos quatro jogos. Perdeu em casa para a LDU, caiu em Montevidéu para o Liverpool. Imbatível não é.

É mais difícil acreditar na vitória e na classificação pelo que o time não fez neste ano do que pelo que pode fazer contra o Del Valle. Luxemburgo pediu dez jogos. O 11º será decisivo.

Campinho do PVC de 04.jun.2023
Núcleo de Imagem
Campinho do PVC de 04.jun.2023
Núcleo de Imagem

Altos e baixo

Dorival Júnior foi o primeiro técnico do São Paulo a chegar ao décimo jogo sem perder desde Muricy, em 1996. Agora, o time cai de produção, e as duas derrotas podem tirar entusiasmo antes do duelo com o Palmeiras. Não pode tirar do rumo. O São Paulo precisa de um título neste ano. Pode ser a Copa do Brasil.

Pressão na CBF

Ednaldo Rodrigues chegou à situação de pressão que sabia poder acontecer. Ancelotti continua dizendo que ficará no Real Madrid e planeja a reforma de seu elenco. Ramon Menezes viu sua seleção sub-20 cair precocemente no Mundial. Não há técnico unânime, e a CBF está brincando com a seleção brasileira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.