PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Mais de que um técnico, ex país do futebol precisa de um plano para voltar a vencer

É fundamental melhorar a formação e trabalhar para ter técnicos de primeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil não joga no estádio do Espanyol, em Barcelona, desde a derrota para a Itália, na Copa do Mundo de 1982. Na época, o campo do pequeno clube catalão era o Sarriá, que dá nome ao que se convencionou chamar de tragédia, embora seja apenas uma derrota.

Paolo Rossi marca seu terceiro gol contra o Brasil na Copa de 1982 - Reprodução

Ednaldo Rodrigues chega ao palco do jogo da seleção, depois de perder a Copa nas quartas de final para a Croácia, sonhando em construir um time como aquele, de 41 anos atrás, e com um técnico nascido na Itália.

Mesmo com todos os sinais de que Ancelotti não virá, a CBF acredita que terá uma resposta positiva do treinador quatro vezes campeão da Champions League. Ou para assumir agora, ou para chegar em junho de 2024. Há convicção de que o treinador já deu o sim, mas precisa da liberação do Real Madrid.

Ednaldo Rodrigues tenta agendar conversa com Florentino Pérez, para pagar a multa e trazer Ancelotti na bagagem de volta. Difícil acreditar. Se ganhar essa batalha, Ednaldo se colocará à altura dos grandes dirigentes da história da CBF/CBD.

Carlo Ancelotti em jogo do Real Madrid contra o Sevilla - Cristina Quicler - 27.mai.23/AFP

Gente como...

Deixa para lá...

Na quarta-feira (14), a informação na Lombardia era que Carlo Ancelotti estava em Vancouver, no Canadá, na residência de sua companheira, a empresária Mariann Barrena McClay. Na CBF, dizia-se que o técnico fez pensar que já tinha viajado para a América do Norte para despistar o Real Madrid. De férias, seguia na capital espanhola, onde conversou com Ednaldo.

Em Milão, aguardava-se a presença do treinador no funeral de Silvio Berlusconi, seu presidente no Milan. Não apareceu.

É improvável que Ancelotti seja contratado para assumir a seleção só daqui a um ano. A CBF correria o risco das seis primeiras rodadas das eliminatórias. O Real Madrid é que dificilmente aceitará ter pelos próximos 12 meses um técnico já comprometido com outro time.

O orgulho merengue impede.

Assim como a Federação Espanhola não aceitou e demitiu Julen Lopetegui às vésperas da estreia na Copa de 2018, só porque vazou a informação de que já tinha contrato assinado com o Real Madrid.

Então, ou Ednaldo consegue a improvável liberação já, ou Ancelotti dificilmente será o técnico.

O maior risco não seria esperar seis jogos das eliminatórias. Mais arriscado é depositar todo o projeto da seleção brasileira em um único homem. O melhor técnico do planeta é Guardiola. Ednaldo Rodrigues chegou à Espanha declarando pensar no técnico recordista de títulos da Champions League, por ouvir de jogadores que atuam ou atuaram sob seu comando e que o julgam o melhor gestor de elencos.

Ora, detectamos um déficit tático nos treinadores do Brasil e a seleção contrata um administrador de vaidades? Um paizão tipo Felipão? Nem Scolari, nem Ancelotti são apenas motivadores e agregadores de craques. Mas é curioso pensar que a CBF tenta atenuar a suposta deficiência dos técnicos brasileiros trazendo Ancelotti por ser um gestor de grupos.

Ter o italiano será ótimo, se acontecer. Caso contrário, também pode ser Abel Ferreira, Fernando Diniz... Nacionalidade não pode ser fator decisivo para a escolha. Depois dela, será fundamental melhorar a formação e trabalhar para ter técnicos de primeira prateleira na próxima geração.

Não adianta trazer Ancelotti e repetir a experiência do basquete com Rubén Magnano, campeão olímpico pela Argentina. Quando chegou, acreditava-se haver bons jogadores e maus treinadores.

Hoje, o basquete não forma nem uma coisa nem outra.

Mais do que técnicos, o ex país do futebol precisa de um plano para voltar a ser campeão do mundo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.