Eliane Trindade

Editora do prêmio Empreendedor Social, editou a Revista da Folha. É autora de “As Meninas da Esquina”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eliane Trindade
Descrição de chapéu COP26 mudança climática

Txai Suruí é vítima de ataques racistas e posts falsos após fala na COP

Jovem líder indígena vai acionar judicialmente detratores; pais temem por segurança da ativista na volta ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Tenho recebido muitas mensagens racistas e de ódio de gente q acha q por ser indígena não tenho direito de viajar, de ter celular e de amar quem eu quiser."

O desabafo de Txai Suruí no Twitter é uma resposta à avalanche de postagens falsas e ataques até de cunho sexual que a ativista tem sido vítima nas redes sociais desde que fez o discurso de abertura da COP26, em 1º de novembro.

"Olha aí a índia brasileira que foi falar mal do Brasil lá fora", era a legenda de uma foto de uma mulher de cabelos negros e lisos numa balada, postada no Facebook como se fosse a jovem que fez uma fala histórica, em inglês, em defesa dos povos da floresta e da Amazônia na abertura da conferência da ONU sobre mudaças climáticas.

Txai Suruí discursa na COP26
Txai Suruí discursa na COP26 - Divulgação: UNFCC

Acusações de que seria "índia falsa", "cosplay de índia", "índia de botox" e informações falsas, como a de que teria um namorado gringo, começaram a se espalhar em posts e comentários nas redes sociais e em sites apócrifos após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarar que a líder indígena foi a Glasgow "atacar o Brasil".

"Já prevíamos esses ataques, uma postura comum entre apoiadores do presidente diante de qualquer defensor dos povos indígenas e do meio ambiente", afirma o advogado Ramires Andrade, que presta assistência jurídica à família.

A empreendedora social Ivaneide Cardozo, mãe da paiter-suruí  Txai Suruí, em foto de 2012, quando foi finalista do Prêmio Empreendedor Social
A empreendedora social Ivaneide Cardozo, mãe da paiter-suruí Txai Suruí, em foto de 2012, quando foi finalista do Prêmio Empreendedor Social - 18.out.2012 - Renato Stockler/Na Lata

Uma equipe está monitorado as redes para rastrear os perfis e a origem das difamações. "Muitos são robotizados, mas vários ataques vêm de perfis e sites conhecidos por fazer militância pró-bolsonaro, alguns até investigados no inquérito das fakes news", explica o advogado.

"Txai não atacou o Brasil. É uma ação deliberada da máquina de ódio. Detectamos postagens racistas, misóginas e sexistas, que questionam até a identidade e a ancestralidade dela, chegando a ridicularizar os adereços indígenas."

Página bolsonarista no Instagram apresenta post com fake news sobre a índia Txai Suruí
Página bolsonarista no Instagram apresenta post com fake news sobre a índia Txai Suruí - Reprodução

Além de acionar civil e criminalmente os perfis identificados, as empresas responsáveis pela veiculação dos conteúdos também serão representadas para retirada do material do ar.

Site apresenta notícia falsa sobre a participação de índia em festa
Site apresenta notícia falsa sobre a participação de índia em festa - Reprodução

"Temos que combater o racismo, o preconceito e a injúria. Esse tipo de ato só promove a violência contra os povos indígenas e as mulheres", afirma Ivaneide Cardozo, 62, mãe de Txai, que é filha de Almir Suruí, 47, uma das lideranças indígenas mais críticas ao atual governo.

A família teme pela segurança da jovem quando retornar ao Brasil. "Nós estamos muito preocupados com a volta dela. Nosso medo é que aqueles que nos ameaçam de morte descontem na menina o ódio que têm da gente", diz Ivaneide, conhecida como Neidinha Suruí.

Integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais pelo trabalho à frente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, fundada e liderada por ela, Neidinha ficou dois meses escondida no começo do ano após receber ligações com ameaças de morte por conta de denunciar invasões na Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau.

O líder indígena, Almir Suruí, pai de Txai, na aldeia Lapetanha na Terra Indigena Sete de Setembro - Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Em sua fala em Glasgow para uma audiência global, Txai lembrou a morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, 33, líder indígena e amigo assassinado em 18 de abril de 2020.

"Foi muito importante ela ter se lembrado dele na fala para o mundo inteiro", diz Neidinha.

A mãe conta que Txai viveu na aldeia Cacoal, na Terra Indígena Sete de Setembro, até os 7 anos, quando foram morar em Porto Velho (RO). Aos 24 anos, está no último ano da faculdade de direito e namora um fotógrafo paulista. "O tal gringo é de São Paulo", explica Neidinha.

Txai segue a trilha dos pais, como fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, que já conta com 1.700 membros.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) lançou nota de apoio à jovem liderança, condenando a série de ataques, "o que deixa evidente a violência e o racismo estrutural com o qual lidamos diariamente nesse atual (des)governo, que vem implantando uma intensa agenda anti-indígena, além de inflar e apoiar discursos de ódio contra nós".

Após a COP, Txai vai participar de um encontro na Suécia e também recebeu convite para visitar outros países europeus. Só deverá retornar para casa no começo de dezembro.

Um lar que precisou de reforços de segurança. "Depois que vieram no escritório da nossa ONG atrás de mim, nossa casa virou uma prisão, com arame farpado e cerca elétrica", relata Neidinha, que é mãe de cinco filhos.

Além de Txai, cujo nome de batismo é Walelasoetxaige Paiter Suruí (que significa mulher inteligente, gente de verdade) e Walelasoeikingh, 21 (mulher que prever o futuro), nascidas de sua barriga, ela tem mais "três filhos do coração".

Walelasoepiliman, 23 (mulher que sabe fazer as coisas), Oyxiener, 26 (homem poderoso), e Oytxepo, 25 (homem bom), são frutos de outra relação do marido.

"Sendo uma mulher mais velha casada com um homem jovem, feminista e ativista, eu represento tudo que os bolsonaristas odeiam", resume Neidinha. Ela conta com uma rede de proteção da Escola de Ativismo, entidade que apoia ambientalistas ameaçados de morte.

"Minha mãe me disse para continuar com minha mensagem de esperança e meu pai me lembrou de que sou uma guerreira da paz", escreveu Txai, ao finalizar sua mensagem no Twitter em resposta à máquina de ódio e desinformação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.