Reinaldo Azevedo

Jornalista, autor de “Máximas de um País Mínimo”

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Reinaldo Azevedo

Que valham para analistas as regras da prova de redação do Enem

Se a PEC da transição não serve, é preciso dizer o que serve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Governar o Brasil é difícil, como sabe Jair Bolsonaro, o que ajuda a explicar por que ele nunca se dispôs a fazê-lo. Passou o mandato a pregar golpe de Estado na esperança de que uma camarilha militar administrasse o país em seu lugar, candidato de sempre a "Cavalão" de parada de uma ditadura.

Em dois dos quatro anos, convidou os brasileiros a dançar com a morte, mesmo sem sepultura. Por que obteve quase metade dos votos válidos? Perguntem àqueles que flertaram com ataques cotidianos às instituições desde 2013, especialmente a partir de 2014, na vigência da Lava Jato, e às ilegalidades na boca da urna.

Lula constata de novo que tal ofício está longe de ser sopa no mel. Conquistar o recorde de quase 61 milhões de votos chega a ser mais fácil do que obrigar críticos isentos —é claro!— a cumprir ao menos as exigências que se fazem a estudantes do Enem na prova de redação. São obrigados a apresentar uma solução ou proposta de intervenção para o problema apresentado. E estas devem respeitar os direitos humanos.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa no CCBB, sede do governo de transição - Sérgio Lima/AFP

Nada contra os direitos humanos, por óbvio. Mas sempre me opus a que se obrigue adolescentes de 16, 17 anos, que ainda lidam mal com as questões do "ser contra o não ser universal", a oferecer respostas para problemas ancestrais. Se o mundo que os precedeu e os gerou não o fez, por que a eles se impõe tal incumbência? Ademais, tenho uma restrição que remete ao livre pensar: e se o candidato avalia ser falsa a questão?

O governo furou o teto de gastos cinco vezes. Era inevitável no enfrentamento à pandemia. Mas o fez também a três meses do pleito. Recorreu ainda a uma malandragem ao cassar arrecadação dos Estados para subsidiar os combustíveis. As gambiarras fiscais foram tidas como espertezas, e a dupla Bolsonaro-Guedes seguiu a ser a preferida desse ente de razão chamado "Uzmercáduz".

Deveriam valer para os adultos que escrevem sobre os destinos do Brasil as exigências que se fazem às quase-crianças do Enem. Se eu gostaria de livrá-las do fardo de apresentar respostas, quero impô-lo aos vetustos pensadores que evidenciam saber tudo o que Lula não pode fazer —é o tal "problema"—, mas se dispensam de apresentar "solução" ou "proposta de intervenção". Existe alguma saída para os R$ 600 do Bolsa Família, o aumento real do salário-mínimo —abaixo do prometido por Bolsonaro no debate da Globo, note-se— e a retomada do programa Farmácia Popular que não seja o furo do teto?

Havendo a necessidade de aprovar uma PEC, há alguma forma de fazê-lo sem conversar com o tal "Centrão"? Os adultos que ainda estão na sala deveriam dizer como é que Lula poderia mandar Arthur Lira plantar batatas sem que, assim, conectasse parte substancial do Congresso com os arruaceiros que a Defesa tenta estimular com seu relatório pusilânime. Não temos 17 anos. A nós se impõe a responsabilidade de ir além das fofocas desse tal "Uzmercáduz".

"Se o golpismo existe, então tudo é permitido?" Não. Mas fico atento. Até me desculpo se pareço leniente ao considerar boa a ideia de retirar os recursos do Bolsa Família do limite de gastos. Na minha inocência de candidato do Enem, eu o imporia para o resto e criaria um subteto, então, para esse benefício. Em vez de negociar a cada ano uma gambiarra nova, criar-se-ia uma regra para andar no labirinto na expectativa de um novo marco de âncora fiscal.

"Ah, mas note a recaída esquerdista de Lula, a opor estabilidade fiscal ao sofrimento das pessoas, defendendo "um novo paradigma". Pois é. Sugiro que se olhe com um pouco mais de pudor para o "o celeiro do mundo" em que 30,1 milhões passam fome e 125 milhões vivem em insegurança alimentar. Nem sei se prospera, mas não é emenda feita a três meses da eleição, na certeza de que o STF engolirá uma ilegalidade sob o custo de sobrevir o caos.

Governar o Brasil é difícil, sobretudo quando se tem o compromisso de manter a ordem democrática e atender à demanda vitoriosa nas urnas. "Reinaldo, viu o número d’Uzmercáduz?..." Vi. Se, amanhã, começar a chover maná, as ações do agro despencam. O governo tem de ter um horizonte de quatro anos, não dos 90 dias que antecedem a eleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.