Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Futebol pode (e deve) ir além do campo

Ativismo de Megan Rapinoe é exemplo para craques como Messi e Cristiano Ronaldo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futebol é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores invenções da sociedade. Menos pela beleza de suas jogadas ou gols e muito mais pelo poder que ele tem de mobilizar as pessoas. E é por isso que seria simplista demais reduzir esse jogo tão bonito apenas ao que acontece dentro das quatro linhas.

Talvez o maior nome de 2019 no futebol nesse sentido tenha sido Megan Rapinoe. A americana protagonizou alguns dos lances mais bonitos da Copa do Mundo feminina na França. Levou o troféu de artilheira e o de craque do campeonato —além de ter garantido o tetracampeonato mundial para os Estados Unidos.

Craque em campo, fez, fora dele, mais do que o que qualquer outro jogador do futebol masculino em 2019.

Megan Rapinoe não se destaca apenas pelo excelente futebol - Franck Fife - 28.jun.19/AFP

Rapinoe foi uma das únicas atletas americanas a se ajoelhar durante a execução do hino em um jogo da seleção em apoio ao quarterback Colin Kaepernick, que passou a fazer esse gesto em protesto contra o racismo e a repressão policial a negros nos Estados Unidos. Ele sofreu represália e está há três anos sem jogar.

Ela foi a primeira a dizer (e reiterar diante de mais de cem jornalistas durante o Mundial) que não iria à Casa Branca caso a equipe feminina de seu país conquistasse a Copa porque não gostaria de "emprestar essa plataforma para uma administração que não luta pelas mesmas coisas que nós".

A atacante também deu seu recado à Fifa na coletiva oficial às vésperas da final feminina falando sobre a falta de respeito da entidade com o futebol das mulheres: "Se você se importasse com o futebol feminino da mesma forma que se importa com o masculino, não deixaria a diferença [de premiação] crescer".

A jogadora lidera as atletas da seleção americana em um processo judicial contra a federação do seu país. Elas reivindicam tratamento igual ao dado para a equipe masculina. Ou seja: não é só "a melhor do mundo" pelo que ela fez nos jogos, mas também pelo que fez para além deles.

"Ah, mas ativismo não deveria premiar ninguém."

A questão é: Rapinoe não é só ativista, ela é craque. E melhor ainda: uma craque sem medo de se posicionar.

Não há um discurso de Megan Rapinoe em que ela não aproveite a visibilidade que tem para falar das lutas mais importantes para a sociedade: racismo, machismo, homofobia. Pode procurar todos os cinco discursos de Cristiano Ronaldo nos prêmios de Bola de Ouro que ganhou e os seis de Lionel Messi quando o argentino levantou o troféu. Todos eles agradecem aos companheiros de time, à família, às vezes até falam da rivalidade entre eles.

Nenhum se manifesta sobre a importância de o futebol combater o racismo, diante de tantos acontecimentos lamentáveis que tivemos nesse sentido este ano. Ou sobre quão absurdo é ainda em 2019 o Irã proibir mulheres de frequentar estádios. Nenhuma palavra também sobre os gritos homofóbicos que se espalham em torcidas de clubes do mundo todo.

Como bem disse Rapinoe: "Se realmente queremos mudanças significativas, precisamos de todo mundo se posicionando contra o racismo, contra a homofobia, pela igualdade de pagamentos. Peço a todos para emprestarem a plataforma de vocês para levantar outras pessoas. Compartilhem o sucesso de vocês. Nós temos uma oportunidade única de usar esse jogo tão lindo para mudar o mundo para melhor. Façam alguma coisa. Qualquer coisa".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.