Renata Mendonça

Jornalista, comenta na Globo e é cofundadora do Dibradoras, canal sobre mulheres no esporte.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renata Mendonça

Seleção de Tite recebe mais críticas do que merece

Entre julgar o hexa impossível e achar que já é nosso, fico com o meio-termo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cheiro de café saindo, o pratinho do pão com manteiga em frente à televisão, e o Galvão Bueno gritando "olha o gol, olha o gol, olha o gol". Na minha cabeça, é memória recente, mas, pensando bem, já nem é tanto assim. Faz 20 anos, e eu tinha só 13 na época. Mas como me diverti tomando café da manhã em família e vendo a seleção que seria pentacampeã do mundo em campo.

A cena era muito parecida na última sexta-feira (3), ainda sem o peso de ser jogo de uma Copa do Mundo. E nesta segunda-feira (6) também. Inevitável não se sentir nostálgico de 2002 acordando cedo para ver o Brasil jogando na Coreia e no Japão com boas apresentações dentro de campo.

Contra os coreanos, goleada, variações ofensivas, jogo bonito. Contra os japoneses, o Brasil encontrou uma seleção que se defendia com dez na área e parava as jogadas na falta. Ainda assim, testando um quarteto ofensivo sem centroavante fixo, a seleção criou boas oportunidades em um contexto bastante adverso. Venceu por 1 a 0.

Neymar celebra o gol da vitória do Brasil sobre o Japão - Issei Kato/Reuters

Ainda não é Copa, mas já é Copa também. São os últimos ajustes para que, quando novembro chegar, a seleção esteja pronta para buscar o hexa.

Tem gente que acha impossível. Tem gente que acha que já é nosso. Entre esses, eu fico com o meio-termo. Mas como é difícil encontrar um meio-termo nas opiniões sobre seleção brasileira. Vence a eliminatória da Copa atropelando adversários e "não faz mais que a obrigação, América do Sul não é parâmetro". Goleia a Coreia do Sul, e "é adversário fraco". Convoca jogador do seu time e "está querendo prejudicar o clube na disputa do Brasileiro". Não convoca jogador do seu time, e "só tem olhos para o futebol europeu". Se Neymar joga bem, dizem que "ainda não ganhou nada". Se tenta drible e é derrubado, "tá segurando muito a bola".

Em 2002, provavelmente era assim também. Mas daquela Copa prefiro lembrar o cheirinho do café, ou as madrugadas de pipoca na sala com os três erres: Ronaldo, Rivaldo e golaço de Ronaldinho Gaúcho de falta. Lembro até a vibração das cordas vocais de Galvão ao gritar os errrrrrres daquele jeito que ele eternizou.

"Deixa a vida me levar, vida leva eu, sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu" era a música de Zeca Pagodinho que embalava a seleção 20 anos atrás. A cara do futebol daquele time: leve, feliz.

Já se passaram quatro Copas desde então –incluindo aquela do "quadrado mágico" e a do 7 a 1–, e eu me peguei nesta segunda-feira a lembrar 2002 sem exatamente voltar ao passado, mas olhando para o presente e projetando o futuro. A seleção que eu vejo joga leve e feliz. Mesmo que o torcedor não se conforme com Neymar protagonista, com a 10 nas costas, sendo o maestro do time; com Paquetá ao lado dele, Vini Junior pedindo passagem, Raphinha colocando adversários pra dançar; sem Raphael Veiga e Hulk, os "injustiçados" do futebol brasileiro.

Em alguns anos cobrindo as seleções (masculina e feminina), aprendi que há uma coisa certa: sempre, SEMPRE, haverá críticas às convocações. O nome que tinha que estar e não está, o nome que não faz sentido, mas ganha chance. Mas não é isso o que define a qualidade do trabalho de uma comissão técnica.

Você pode achar injusto que Veiga não tenha recebido uma chance, mas vai dizer que o Brasil está jogando mal sem ele? Você pode não entender a ausência de Hulk, mas vai defender que o ataque da seleção está ruim?

"A América do Sul não é parâmetro." A Argentina meteu 3 a 0 na Itália campeã da Euro. A mesma Itália empatou com a Alemanha por 1 a 1. A França perdeu para a Dinamarca. A Bélgica foi goleada pela Holanda. Isso quer dizer alguma coisa sobre o que vai acontecer no Qatar? Absolutamente nada.

Não vou pedir para ninguém se iludir. Eu mesma mantenho os pés no chão. Mas só digo uma coisa: o Brasil (e Neymar) está(ão) mais pronto(s) para a Copa (e para o possível hexa) agora do que estava(m) há quatro anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.