Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu

Copa será disputada em pontos corridos

Fifa anuncia novo pacote para diminuir interesse pela competição

Focados na missão de drenar qualquer interesse genuíno pelo futebol, dirigentes se reuniram hoje de manhã. "A gente já manchou a Fifa com tanta corrupção, que Joseph Blatter teve que renunciar. Marcamos uma Copa na Rússia, país que foi banido da Olimpíada após montar gigantesco esquema de doping. A próxima Copa, no Qatar, coleciona acusações de propina. Estamos fazendo a nossa parte!", lamentou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. (Cabe aqui um espanto: Você, leitor, já tinha lido esse nome?)

Antônio Carlos Nunes, coronel aposentado da PM que preside a seleção mais vitoriosa do torneio, pediu a palavra. "Assumi a CBF em dezembro de 2017, quando Marco Polo Del Nero foi banido do futebol. Os presidentes anteriores foram José Maria Marin, que está preso, e Ricardo Teixeira, que teve a prisão pedida pelos EUA e Espanha", explicou, enfático. "Estamos colaborando à altura de nossa posição de pentacampeões", concluiu, emocionado.

Ilustração
Débora Gonzales/Folhapress

Juquinha Pereira, diretor da Fifa há três décadas, lembrou que os esforços não se limitam à corrupção. "Passamos a chamar estádios de arenas, pasteurizamos os jogos. Uma partida no Japão tem a mesma atmosfera impessoal de um jogo na África do Sul ou no Maracanã", explicou.

Em seguida, exibiu slides das Copas de 1970, no México, e de 1978, na Argentina, para mostrar que as características culturais de cada povo constroem uma atmosfera propícia ao deslumbramento. "Erramos", reconheceu.

Para concluir, exaltou a alta carga de ingressos cedidos para patrocinadores. "Temos que garantir que as arenas sejam ocupadas por pessoas alheias ao jogo".

Abismados que ainda haja interesse pela Copa, dirigentes mudaram o regulamento no meio da competição, que passará a ser disputada em pontos corridos. E definiram que o popular Michel Temer, vestindo a camisa da CBF, vai entregar a taça ao campeão.

"E se continuar essa paixão maluca, vamos pintar a bola de verde", completou Infantino, que anunciou uma nova sede para 2022. "Se é para escolher um local sem alma futebolística, vamos trocar o Qatar pelas Ilhas Cayman".

Contador

Estamos trabalhando há 93 dias sem saber quem matou —e quem mandou matar— Marielle Franco.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.