Renato Terra

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Renato Terra
Descrição de chapéu Chuvas no Sul

A publicidade de Felipe Neto e Whindersson

Estruturas importantes estão sendo mexidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante décadas, a publicidade foi eficientíssima em atribuir emoções humanas a produtos. Sucesso é medido pelo modelo de um carro. Liberdade é fumar Marlboro. Autoestima é Dolce & Gabbana. Agro é pop. Todo mercado de luxo constituiu uma espécie de maçonaria onde os endinheirados se reconhecem e formam networks.

Há décadas, exibir uma bolsa de R$ 100 mil é uma atitude desejada. Mas exibir uma doação de R$ 10 mil é tratado como hipocrisia. Aprendemos que os bem-educados tratam a solidariedade com discrição. "Pedro Alcântara S. J. Rollemberg foi tão honrado! Deu bolsas de estudo para 3.000 crianças, mas fez tudo em segredo."

Foram anos e anos com a publicidade martelando que se promover com uma bolsa Louis Vuitton é chique. Mas se promover com bolsas de estudo é errado.

Felipe Neto tem mais de 16 milhões de seguidores no ex-Twitter e mais de 17 milhões no Instagram. Arrecadou quase R$ 5 milhões com a mobilização de suas redes sociais. Comprou 220 purificadores de água para o Rio Grande do Sul. Postou imagens com QR codes para doações, postou vídeos com os purificadores sendo enviados em aviões da FAB e escreveu: "Vamos produzir mais de 1,5 milhão de litros de água POR DIA em 220 pontos afetados".

ilustração colorida de duas mãos pretas segurando um celular amarelo com um olho no lugar da câmera.
Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 9 de maio de 2024 - Débora Gonzales/Folhapress

Whindersson tem 27 milhões de seguidores no ex-Twitter e quase 60 milhões no Instagram. Arrecadou e doou mais de R$ 3 milhões. Publicou vídeos com iniciativas para salvar animais, divulgou páginas que ajudam a conectar crianças perdidas às suas famílias.

Outros também estão empenhados em usar o engajamento de suas redes para realizar ações práticas e urgentes. Felipe e Whindersson se destacaram não apenas por terem mais alcance mas pelo comportamento recorrente.

Felipe Neto e Whindersson têm maior impacto do que muitos jornais e muitas redes de televisão. Sabem se comunicar com as novas gerações. Além das importantes ações práticas, seus atos estão mexendo em estruturas importantes: podem mudar a maneira como o engajamento social é visto na sociedade. Podem redefinir comportamentos e apontar novos rumos para a publicidade. Podem apontar caminhos interessantes para o uso das redes sociais.

Sim. A publicidade, as redes sociais e os influenciadores podem mudar as regras do jogo. E criar reconhecimento, status, admiração (e remuneração) para as pessoas que provocam impactos sociais positivos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.