Ricardo Araújo Pereira

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ricardo Araújo Pereira

Um cavalo entra num tribunal

Queria participar sem aplaudir, até porque nunca soube bater os cascos desse modo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É o seguinte, doutor juiz: não foi de propósito. Eu sou um democrata. Sou mesmo. O povo votou nele e eu respeito. Não teria sido a minha escolha, mas compreendo. Tenho de me esforçar bastante para compreender, mas compreendo.

Sei que há muita gente que votou nele apesar do que ele diz, e não por causa do que ele diz. Nos Estados Unidos aconteceu o mesmo. Seria absurdo que o mesmo povo tivesse votado duas vezes num presidente negro e subitamente tivesse descoberto que afinal era racista.

Claro que houve muita responsabilidade de quem perdeu a eleição. Lá e cá. Em ambos os casos, os adversários deles cometeram erros muito graves —e parecem não ter percebido ainda que os cometeram.

Portanto, ele foi eleito democraticamente, e eu não concordo mas aceito. É assim que funciona. Agora quero é trabalhar, comer o meu feno descansado e —o que também é democracia— fazer oposição. Contestar tudo aquilo de que discordo. Mesmo que não seja politicamente correto.

Ilustração
Luiza Pannunzio/Folhapress

Espero que seja possível. Porque não faz sentido criticar o politicamente correto dos outros e depois impor o nosso, não é mesmo? Então é isso: não há vacas sagradas. Nenhumas. Ele acha que gays, negros e índios são responsáveis pelo estado do país? Força. Eu discordo.

Não tenho visto muitos gays, negros e índios no governo. Acredito que a gente ainda venha a descobrir que há inúmeros gays, negros e índios na Lava Jato. Mas, até lá, continuo a achar que a responsabilidade deles é bastante limitada.

Também não acho que a corrupção seja patrimônio da esquerda. Se há coisa verdadeiramente democrática no Brasil, é a corrupção. Gente de todos os quadrantes políticos participa. É o grande consenso nacional. Mas eu ia deixar de lado essas e outras discordâncias na tomada de posse.

Queria participar sem aplaudir, até porque nunca soube bater os cascos desse modo, e sem vaiar, não por respeito ao homem, mas por respeito ao momento e ao país.

Sei que muita gente votou por desejo de segurança, e eu sou sensível a esse desejo. É difícil obter liberdade sem um mínimo de segurança.

Mas depois eu estava ali, no desfile, e havia seguranças no carro, seguranças a pé, um segurança em cima de mim, e pareceu-me que a mensagem que aquilo transmitia a cada brasileiro era que, a partir de agora, sempre que você for passear no seu Rolls-Royce conversível, você estará seguro e ninguém lhe poderá fazer mal.

E foi por isso que tive vontade de rir e escoiceei um pouquinho, doutor juiz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.